quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Actividade na Biblioteca Municipal

Reconhecendo a importância da literatura no desenvolvimento cognitivo da criança, o CATL levou algumas das suas crianças à Biblioteca Municipal de Lagoa, com o propósito que todas tenham o seu cartão de leitor. Este cartão dá-lhes a regalia de poderem levar livros para casa.
De forma a organizar melhor esta actividade, as crianças têm estado na Biblioteca por anos escolares, permitindo que os funcionários do serviço apoiem as crianças na selecção dos livros e no preenchimento da ficha de forma mais ordenada.
O primeiro grupo a realizar a actividade foram as crianças do 4º ano, que contaram com o apoio da funcionária Helga Cardoso, que realçou os direitos e deveres das crianças que possuem um cartão de leitor.


No dia seguinte, foram as crianças do 3º ano. O coordenador da biblioteca, João Almeida, recebeu-as e explicou-lhes a importância da leitura e ensinou-lhes a identificar o autor, o título e a data de um livro.

Acreditamos que, cabe às instituições educativas fomentar nas crianças o gosto pela leitura de histórias, o que poderá ser concretizado não só através da leitura de diferentes géneros literários - (contos, trava-línguas, poemas) quer por parte do educador/ pedagogo, quer por parte da criança -, bem como através de visitas a locais que propiciem esta actividade, como é o caso de uma biblioteca.

Sem comentários: