quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"Profissões de hoje e de outrora"- Pais vieram ao CATL falar das suas profissões


A semana de 6 a 10 de Outubro teve como tema “As profissões de hoje e de outrora”. Assim, e através de actividades diversificadas, as crianças ficaram a conhecer profissões que se perderam no tempo (por ex. o aguadeiro, o albardeiro, a lavadeira); aquelas que, talvez para manter viva a memória de um passado, teimam em persistir (por ex. o sapateiro, o cesteiro, a tecedeira) e as outras que com o evoluir dos tempos foram surgindo ou se desenvolvendo (por ex. o arquitecto, o veterinário, etc).
Aprenderam que antigamente se trabalhava de sol a sol, mas as remunerações eram poucas, muitas vezes até baseadas na troca directa de produtos, e os direitos dos trabalhadores praticamente inexistentes.
Também foi tema de conversa a evolução que se deu na nossa sociedade, quer ao nível da educação, quer ao nível do papel das mulheres, dantes encarregues das lides domésticas e da educação dos filhos e, agora, conciliando tudo isso com importantes cargos nas mais diversas áreas.
De entre todas as actividades, salienta-se a tarde de quarta-feira, passada na companhia de alguns pais que vieram partilhar connosco a sua experiência profissional. Desta forma, conseguiu-se, uma vez mais, aproximar o CATL da família, algo que, desde logo, nos predispusemos fazer, tendo em conta as mais valias que isso acarreta para a educação das crianças.

Sem comentários: