sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Romeiros de palmo e meio

Foi ontem que realizamos a nossa romaria até ao CATL de Santa Cruz. As nossas crianças mostraram ser verdadeiros romeiros de palmo e meio e, fieis aos ensinamentos do romeiro José Ventura, respeitaram a nossa tradição. As fotografias falam por si...


Aqui estão eles, a prepararem-se para a romaria
Fotos de Helga Cardoso
A nossa romaria

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Testemunho de um Romeiro... vivencias, experiências, sentimentos

Emocionante! É a palavra que melhor define o testemundo do romeiro José Ventura. Numa conversa informal, recheada de perguntas e curiosidades, as crianças ficaram a conhecer de forma mais profunda o dia-a-dia dos romeiros, o porquê de todos se tratarem por "irmãos", a bondade das pessoas que os acolhem em suas casas e os motivos que levam a que alguns integrem a romaria. José Ventura, abriu, de forma tocante, o coração a todas as crianças presentes explicando a razão que o leva a fazer a romaria há 17 anos: o amor a uma filha!

Graças ao seu testemunho, conhecemos a forma como uma romaria deve ser organizada, e sem dúvida alguma, que tal nos auxiliará hoje na organização da nossa "mini" romaria.


Em forma de agradecimento, as crianças fizeram um terço em massa de moldar para oferecer ao romeiro.


Obrigada!


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Testemunho de um Romeiro

Hoje realizar-se-á no CATL uma partilha de experiências vividas por um Romeiro. As crianças prepararam algumas perguntas de forma a conhecerem as razões que levaram o Sr. José Ventura a ser romeiro, e a captar parte do ambiente que se vive nas romarias.
O testemunho a realizar no CATL é de suma importância, sobretudo para sensibilizar as crianças para o sentimento de irmandade vivido entre romeiros e incutir uma "certa" seriedade à romaria que as crianças irão realizar amanhã ao CATL de Santa Cruz (Centro Social e Cultural da Atalhada).




Aproveitamos para agradecer ao Sr. José Ventura a disponibilidade em partilhar a sua experiência connosco e ao CATL de Santa Cruz por desenvolver em parceira com o nosso CATL uma actividade com objectivos desta natureza.

fonte: http://www.cm-povoacao.pt/Images/Bank/Romeiros.JPG

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Semana da alimentação

Esta semana iremos trabalhar dois temas "A Alimentação" e "Os Romeiros".


Iniciamos a semana com trabalhos alusivos a uma alimentação saudável.


Hoje em dia, é necessário que não caiba exclusivamente à família o papel de educar para uma alimentação saudável. Creches, infantários, escolas e catls devem assumir a sua responsabilidade, procurando incutir nas crianças hábitos de alimentação saudável.
Cientes desta necessidade, faz parte do Projecto Educativo do CATL desenvolver um plano de educação alimentar. Algumas das acções a desenvolver ao longo do ano, serão sessões de educação para a saúde (promovida por técnicos da área), actividades manuais e jogos pedagógicos alusivos à temática. A própria ementa diária do CATL segue a linha do trabalho a desenvolver, visto que é composta por ingredidentes ricos em hidratos de carbono, fibras, sais minerais e vitaminas.


Resolvemos "brincar" um pouco com a alimentação e jogamos no CATl a um jogo da memória gigante, com imagens de alimentos saudáveis.


Jogo da memória "Os alimentos"




Trabalhos de modelagem

Preenchimento de frutos com plasticina




Trabalhos manuais "A Carochinha"

Para além da realização das máscaras para a história (consultar post anterior), realizaram-se outros trabalhos manuais. Cada um criou a sua Carochinha e o seu João Ratão (no caldeirão). Aqui estão eles...

A Carochinha com a sua vassouraO João Ratão no Caldeirão
Realizaram-se igualmente pinturas e recontruiu-se a história a partir de imagens desordenadas.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Semana da Carochinha

A história tradicional seleccionada para ser trabalhada este mês foi a da Carochinha. Em termos pedagógicos, esta história tem muitos aspectos para explorar. Em primeiro lugar, ao contrário da maioria dos contos tradicionais, a história não tem um final feliz. Foi a partir daqui que começamos a levar as crianças a reflectir nos porquês.

Elas concluíram que a Carochinha, ao contrário de outras personagens como a Gata Borralheira ou a Branca de Neve, foi muito ambiciosa. Valorizou em demasia o aspecto exterior e bens materiais, descurando os valores. De facto, aceita com prontidão o João Ratão para seu marido, por este estar muito bem vestido.

Além disso, tocou-se também no tema da desobediência. O João Ratão desobedece às ordens da Carochinha ao ir ao Caldeirão. Aproveitamos para alertar para determinados perigos: as crianças não se devem aproximar do fogão.

Antes de ser contada a história, deu-se às crianças máscaras de animais para pintarem, de forma a poderem dramatizar a história.
Depois de tudo pronto, já tinhamos a caixinha de histórias...

Aqui está a nossa Caixinha de Histórias Tradicionais


Shiuuuuu... vem aí uma história...

As crianças da pré fizeram o papel do João RatãoÀs do 2º ano, coube o papel do gatoO papel do Galo, foi representado pelos do 4º ano

As crianças do 3º ano deram vida ao Cão


E finalmente as do 1º ano, representaram o burro

Todos representaram muito bem. O terem um papel activo na leitura da história, interagindo com a contadora, tornou a leitura muito mais atractiva e divertida.

Era uma vez... uma história com final diferente

No final, após algum debate, elaborou-se um cartaz que pretendeu dar um novo final à triste história da Carochinha.

Segundo as crianças a história poderia ter tido um final diferente se: O João Ratão não se deixasse dominar pela gula, não indo ao Caldeirão; a Carochinha fosse buscar as suas luvas; A Carochinha utilizasse o seu dinheiro para outros fins; A protagonista escolhesse outro para casar (O Gato teria sido uma boa opção, uma vez que tem 7 vidas); ou então se valorizasse outros aspectos que não unicamente a aparência exterior.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Para fotografias

Com massa de moldar e clips, as crianças criaram uns porta-fotos muito originais (a foto é colocada no clip). No final, cheias de orgulho, foram mostrar aos seus pais as suas obras de arte.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Palavras, gestos, atitudes...

As crianças necessitam de um espaço que lhes permita...
Foto tirada por Helga Cardoso


Esta é uma das pinturas que temos nas paredes do CATL. Palavras que transmitem tanto!

Semana do gostar

Na semana do gostar, realizamos diversos trabalhos de forma a abordar a educação emocional. O livro do Gostar foi um exemplo destes trabalhos.

O Livro do Gostar contem nas suas páginas as conversas tidas com as crianças acerca do tema, bem como desenhos elaborados por elas.

No livro estão expostas as respostas das crianças às seguintes perguntas: O que é o amor? Por quem podemos sentir amor? Como sabemos que alguém gosta de nós?

Pintámos também desenhos alusivos ao Dia de S. Valentim, em que os pincéis foram os próprios dedos das crianças.


Para salpicar o CATL com o tema trabalhado, pintámos muitos corações, que ao longo da semana serviram para decorar o espaço. No final da mesma, as crianças recolheram os corações para oferecê-los às pessoas por quem nutrem mais carinho.
Fizemos também grinaldas do amor, reaproveitando materiais.

E assim terminámos a Semana do Gostar!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Semana do Gostar

O tema desta semana é o Gostar! Um sentimento que aquece o coração de quem o sente.


Antes de passarmos às actividades propriamente ditas, teve-se uma conversa com as crianças relativamente ao tema da semana. Elas descobriram que afinal gostam de tanta gente: do pai, da mãe, de um amigo (incluindo os(as) amigos(as) mais especiais), dos primos, irmãos, etc. Também chegaram à conclusão que por mais que gostem de uma pessoa, podem chatear-se com ela. A conversa foi interessante e se não tivessemos dado a mesma por finalizada, cremos que se prolongaria pelo resto da tarde.




De forma a mimar as pessoas de quem gostam, todas escreveram cartas com palavras doces e decoraram um envelope, utilizando a técnica da estampagem (utilizando para isso carimbos originais: batatas, rolhas, etc).
Escritas as cartas, chegou a altura de colocá-las no correio do CATL. Os destinatários das mesmas só poderão recebê-las no dia de S. Valentim.

Para celebrar o sentimento "Gostar", nada melhor que dar um balão a cada criança.

Actividades manuais alusivas ao Carnaval

No CATL tivemos duas semanas dedicadas exclusivamente ao Carnaval. Para além da visita à Casa do Gaiato, do desfile e do atelier "Mãos na Massa", foram igualmente desenvolvidas no CATL actividades manuais relaccionadas com o Carnaval. As crianças adoraram, uma vez que, atendendo à temática, foram promovidas actividades alegres, coloridas e apelativas.
Antes de se começar a realizar os trabalhos manuais, foi concretizada (de forma informal) uma breve abordagem ao Carnaval: como é o Carnaval no resto do mundo? Quais as origens desta época festiva? Faz sentido em Portugal imitarmos o Carnaval brasileiro? Estas foram algumas das questões abordadas.

Máscaras de Veneza

Gravatas de palhaço
Com uma simples folha de papel, pode-se criar uma engraçada gravata


Porta-lápis de Palhaço
para as crianças guardarem os seus lápis e canetas em locais divertidos


Roupa de palhaço

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Desfile de Carnaval

Para o nosso Carnaval quisemos arranjar um tema diferente, educativo e engraçado. Depois de muitas ideias, decidimos que o ideal seria que o tema do nosso desfile estivesse relacionado com o projecto educativo que iremos desenvolver no CATL, no decorrer deste ano. Sendo os contos tradicionais e os afectos algumas das áreas que iremos explorar, decidimos que deveriamos recorrer a uma história.

E a escolhida foi a do Capuchinho Vermelho. O tema ficou então:


O Capuchinho Vermelho e o Lobo Bom na Floresta dos Afectos


Decidimos brincar um bocadinho com a história do Capuchinho Vermelho e transformá-la numa história mais afectuosa. Pois bem, o Lobo Mau foi transformado num Lobo Bom, a Floresta onde vive a avozinha, deixa de ser um tanto ou quanto assustadora, e passa a ser uma floresta de afectos. Nesta floresta, habitam animais calorosos e brincalhões, bem como flores mágicas que trazem consigo flores de ternura. E foram estas flores que os Lobos Bons foram distribuindo ao longo do desfile:) Quanto ao caçador, deixa de existir, dando lugar (na nossa história) a um simpático lenhador!


Transformada a história, tivemos que trajar as crianças.

As crianças da Pré-primária, foram vestidas de animais:
As meninas do 1º ano, foram vestidas de floresE os meninos do 1º e 2º ano de lenhadoresAs meninas do 2º e 3º ano foram de Capuchinhos Vermelhos
Os meninos do 3º e 4º ano de Lobos Bons, e as meninas do 4º ano de avozinhas
Quando já estávamos todos prontos, tiramos a fotografia de grupo e fomos desfilar pelas rua da Vila de Lagoa.

Aqui estão as flores a carregar outras flores de papel, que os Lobos ofereciam a quem passava. A primeira paragem foi na Câmara Municipal de Lagoa, onde os Capuchinhos Vermelhos distribuiram as malassadas feitas no CATL e os Lobos ofereceram flores com mensagens com afectos.




Uma vez que o CATL é da responsabilidade da EML, fomos levar um pouco do nosso Carnaval aos funcionários que se encontravam na sede da EML.

No final do desfile as crianças estavam cansadas, mas felizes! É que o desfile estava marcado para dia 31, mas devido às condições climatéricas teve que ser cancelado. Felizmente, no dia seguinte pudemos realizá-lo.