quinta-feira, 29 de maio de 2008

Para dar um cheirinho....

Para dar um cheirinho dos ateliers ecológicos a desenvolver no âmbito do programa da Semana do Ambiente no CATL Lagoa.

Intercâmbio com Ludoteca Jovem+

Na passada sexta-feira, a Câmara Municipal de Lagoa disponibilizou transporte para que o CATL Lagoa fosse à Ludoteca Jovem+ (Água de Pau - valência do Centro Social e Cultural do Cabouco). Foi uma tarde muito bem passada, as crianças lancharam em conjunto e usufruiram de actividades preparadas pela Ludoteca Jovem+.

Por entre jogos e brincadeiras, as crianças socializaram umas com as outras, o que sem dúvida contribui para o desenvolvimento das suas competências pessoais e sociais.

No final receberam um miminho (bonecos de lã) e um certificado.

O sorriso estampado nas nossas crianças reflectia o quão gostaram desta iniciativa. Fica aqui o nosso obrigada à Ludoteca Jovem + pela tarde que nos proporcionou.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Lingua Gestual no CATL

No dia 21 de Maio, decorreu no CATL Lagoa uma sessão de sensibilização, realizada pela Associação de Surdos de S. Miguel. Com a promoção de uma actividade desta natureza, pretendeu-se mostrar às crianças outras formas de comunicar, familiarizar-lhes com estratégias que possibilitem uma melhor interacção com a população surda.
As crianças aprenderam a dizer algumas palavras em lingua gestual e conheceram o alfabeto "sem som, feito com gestos".

O nosso agradecimento à Associação de Surdos pela disponibilidade demonstrada:)




Visita à Ribeira Chã

O CATL Lagoa realizou uma visita de estudo ao Museu de Arte Sacra, Igreja, Casa Museu Maria dos Anjos Melo, bem como ao Museu Agricola e Quintal Etnográfico da Ribeira Chã. Foi uma visita muito enriquecedora, onde foram transmitidos saberes relativamente a hábitos, costumes e oficios de outrora.

As nossas crianças ficaram fascinadas com o trabalho do pintor Tomás Vieira, e por momentos viajaram ao mundo de "antigamente".


Foi uma visita muito interessante, e soube bem andar pelas ruas da Ribeira Chã e averiguar que as crianças ainda brincam na rua:)


Museu de Arte Sacra da Ribeira ChãIgreja da Ribeira Chã

Casa Museu Maria dos Anjos Melo


Museu Agricola e Quintal Etnográfico da Ribeira Chã

Em termos pedagógicos esta visita pretendeu familiarizar as crianças com colecções etnográficas ligadas a actividades económicas e profissinais da Ribeira Chã, bem como dar a conhecer locais de interesse no concelho de Lagoa.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Dia da Europa

Para comemorar o Dia da Europa (9 de Maio), as crianças do CATL realizaram alguns trabalhos. Os mais crescidos, realizaram um cartaz com as moedas dos países que aderiram ao Euro e coloriram o mapa do nosso continente.
Em grupo foi promovida uma actividade de concepção das bandeiras de alguns dos países membros da União Europeia.

Posteriormente, seleccionaram-se as melhores bandeiras e promoveu-se um jogo de avaliação de conhecimentos. Desta forma, cada criança retirava da caixinha um papel onde tinha o nome de um determinado país.
De seguida, tinha 15 segundos para descobrir no painel das bandeiras, a que correspondia ao seu país. Assim que identificada a bandeira, colocava no placard o nome da mesma.

Semana do Ambeinte



Programa de Actividades
Semana do Ambiente


Datas a realizar: 3, 4 e 6 de Junho
População-alvo: crianças do 1º ciclo das escolas do concelho de Lagoa;
Local: Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) de Lagoa (Edifício da Biblioteca Municipal);
Actividades: Em cada acção ambiental será promovida uma sessão de sensibilização (de forma a serem transmitidos alguns conhecimentos teóricos sobre o ambiente) e um atelier ecológico – ReciclArte.
I – Sessão de sensibilização
Tema: Pegada Ecológica
Formadora: Mafalda Moniz (Ecoteca de Lagoa).
Objectivos:
- Sensibilizar para a adopção de atitudes ecológicas e sustentáveis;
- Conhecer as consequências nefastas de atitudes pouco ambientais;

II – Ateliers ecológicos – ReciclArte
Formadora: Teresa Viveiros (CATL)
Objectivos:
- Criar novos objectos a partir de objectos utilizados no nosso quotidiano sem utilidade;
- Aprender a reutilizar material;
- Trabalhar a capacidade imaginativa da criança.

Nº máximo de alunos por acção: 30
Inscrições limitadas – as inscrições deverão ser realizadas através de contacto telefónico (296916100) ou através do endereço electrónico: catllagoa@gmail.com

Para além destas acções, serão desenvolvidos jogos ambientais na Praça do Rosário, para as crianças do CATL.


segunda-feira, 19 de maio de 2008

Visita de Estudo - OVGA

Na semana das Energias Renováveis, o CATL de Lagoa foi visitar o Observatório Vulcanológico e Geotermico da Lagoa. Como já era previsivel, as crianças ficaram encantadas com a quantidade de minerais e metais existentes, e puderam aprender a sua utilidade no nosso quotidiano.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Lingua Gestual

Sessão de Sensibilização

Lingua Gestual





Promovida pela Associação de Surdos de S. Miguel

21 de Maio de 2008 às 16h00

Os encarregados de educação das crianças do CATL poderão assistir a esta sessão.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Energias renováveis


O consumo de energia é um dos factores que pode contribuir para o efeito estufa e alterações climáticas. Uma das alternativas para combater estas consequêncas negativas, e atendendo a que a procura de energia está a aumentar, é reduzir o consumo de energia e investir-se em energias renováveis.
Ora, sabendo que as energias renováveis são umas das principais soluções para responder às necessidades energéticas do futuro, dedicou-se no CATL alguns dias a explorar este tema.

De forma a promover uma sessão de sensibilização divertida e atractiva, recorreu-se à alegre e histórica personagem Tom Sawyer. As crianças deixaram-se cativar pelo modo de vida da personagem e aprenderam que, ao invés de se recorrer a fontes energéticas limitadas, poder-se-ia utilizar outras fontes que estão sempre disponíveis e são duradouras. O Tom Sawyer focou, então, a importância de se investir na energia solar, hidrica, eólica e geotérmica. No final da sessão, Tom Sawyer ensinou-nos algumas atitudes a ter no dia-a-dia para diminuir o consumo de energia. Porque poupar também é ser amigo do ambiente!
Posteriormente, foram realizados moinhos de vento, uma forma de fazer alusão à energia eólica.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Dia da mãe

As mães das crianças do CATL de Lagoa foram presentadas no seu dia com muitos miminhos.
Os seus filhos, com massa e corantes alimentares, fizeram-lhes colares muito coloridos, e com pasta de papel realizaram uma pregadeira/ alfinete de peito.
Estes deliciosos mimos foram depois colocados numa caixinha.
De forma a enriquecer a prenda, realizaram igualmente uma moldura com a sua fotografia, explorando e conjugando diversos materiais: cartão, massas, papel canelado, espátulas e tintas.
Os presentes ficaram muito femininos e encantadores, e no final, com tudo pronto, foram embrulhados em papel de seda. Aqui estão os embrulhos.