quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Decoração do CATL para o dia do concurso



No dia em que se anunciou os vencedores do melhor chapéu de bruxa e de bruxo, houve uma azáfama no CATL para que tudo estivesse em condições. As funcionárias preparam doces deliciosos (africanas, quadradinhos de abóbora, gelatina...) e decoraram devidamente o espaço. As fotografias permitem captar parte da decoração do CATL.


Preparação dos doces...Casa assombradaaaaaaaaaaaaaaaUma abóbora muito mal disposta

Gelatina, ou "sangue de morcego" como chamamos neste diaVisão geral do CATLBruxinhas feitas pelas crianças

Queimadores de incenso realizados pelas crianças


Trabalhos manuais de Halloween

Para enfeitar o nosso CATL, meninos e graúdos deixaram a sua imaginação fluir e realizaram diversos trabalhos alusivos à temática.
Queimadores de incenso feitos a partir de massa de moldar, preenchimento de abóboras com papel crespo, morcegos com reaproveitamento de materiais, casa assombrada, bruxinhas de pasta de papel, grinaldas de cartolina... Tudo isso serviu para dar um novo ambiente ao CATL.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Chapéus a concurso -III

Francisco e mãe

Alexandre e irmão


Henrique e mãe


Ivo e pai
Rita e pais


Gonçalo e irmão


Nicky e mãe


Gabriela e mãe


Nelson e irmão


Joana e pai


Daniel e irmão


Lucas e mãe


Sérgio e pai

Henrique e mãe

Catarina e pais

Chapéus a concurso -II

Tiago e mãe

Carolina M. e mãe

Daniel e irmã


Maria Alice e mãe


Mariana O. e mãe


André e Mãe


Carolina P e mãe

Chapéus a concurso -I

Todas as crianças levaram para casa um cone de cartolina preta, que deveria ser utilizado na realização do chapéu de bruxa ou de bruxo. Para além disso, a criança deveria realizar o chapéu em conjunto com um familiar e entregá-lo até dia 28.
E destes cones...

... "Nasceram" lindos chapéus de bruxa e de bruxo! Mais uma vez as crianças e as suas famílias mostraram que primam pela criatividade

Júlia e Mãe


Bernardo e avó



Vitoria Ponte e avó

Sofia e mãe

Beatriz e irmã


Leonor e mãe


Filipa e irmã

Bruna, pai e tia

Daniel Costa e mãe

Mariana A. e mãe

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Pintar o Outono

O tema desta semana foi "Pintar o Outono". Com cores quentes e outonais as crianças coloriram diversas folhas para construir a nossa árvore do Outono.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

A reaproveitar...

A reaproveitar, todos ficamos a ganhar!!! Dando uma nova utilidade a caixas de sapatos e pneus, o CATL ganhou novos e atractivos recipientes para guardar materiais e um novo banquinho para o palco das brincadeiras.

Novos Jogos no CATL


Grande parte do tempo livre da criança (quando esta tem a possibilidade de escolher como ocupá-lo), é passado a brincar, a brincadeira é para a criança o que o ócio é para o adulto. A brincar "as crianças aprendem e ensaiam as actividades que vêem os adultos realiza; na brincadeira se espelham as suas conquistas e as suas carências, o seu desenvolvimento físico e intelectual" (Gispert, C., 1997), sendo a brincadeira um veículo para a expressão dos seus afectos e competências sociais.
Através do jogo a criança desenvolve a dimensão cognitiva, ao cimentar conhecimentos e adquirir destrezas, a dimensão afectiva, visto que a brincar a criança pode superar bloqueios psicológicos e dificuldades expressivas, e também a dimensão social, dado que a criança mediante o jogo vai conhecer os modelos sociais existentes e o mundo que a rodeia.

Reconhecendo a importância pedagógica do jogo no desenvolvimento da criança, o CATL Lagoa, adquiriu recentemente diversos jogos, permitindo que as crianças ocupem o seu tempo livre no centro, não só com actividades de expressão plástica, dramática, entre outras, como também a brincar e a jogar de forma espontânea.
A única exigência feita às crianças é que estimem os jogos e que, aquando a escolha de um jogo, exista uma criança responsável, para que, após a sua utilização, o mesmo esteja nas mesmas condições em que foi entregue.