segunda-feira, 24 de novembro de 2008

I Sessão de Esclarecimento "Primeiros Socorros"


O CATL Lagoa está a organizar, com o apoio da Empresa Municipal de Lagoa, uma Sessão de Esclarecimento de Primeiros Socorros, destinada aos funcionários dos diversos serviços da empresa. Esta sessão pretende dotar os funcionários de ferramentas e conhecimentos que lhes permitam agir em situações de emergência de uma forma mais eficaz. para além disso, visa-se uniformizar, através de um esclarecimento técnico, os procedimentos relativos à prestação de primeiros socorros.
A formação será ministrada pela enfermeira Sara Sousa, que já promoveu diversas sessões no CATL.
A ficha de inscrição poderá ser adquirida no CATL ou na EML.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

S. Martinho


A semana passada foi totalmente dedicada a trabalhar o dia de S. Martinho, aproveitando as inúmeras actividades passíveis de serem desenvolvidas com esta temática e abordando valores humanos que a lenda encerra.

As funcionárias recorreram ao fantoche, que é reconhecido pelo seu potencial educativo, para criar a personagem de S. Martinho. Em vez de ser contada a história às crianças, o nosso S. Martinho perguntou àquelas se conheciam a sua lenda e, através do diálogo, foi-se aos poucos construindo a história. As crianças mostraram ser conhecedoras da história e no fim, o fantoche apelou à importância de todos nós sermos bondosos e solidários.

A partir daí fizeram-se diversas actividades: reconstrução da história através de desenhos e trabalhos manuais com recursos da natureza e material reciclado.



segunda-feira, 10 de novembro de 2008

II Concurso de Historias do Cabouco


O CATL Lagoa participou no II Concurso de Historias do Cabouco. Este concurso tinha como objectivos primordiais criar e consolidar hábitos de escrita e desenvolver o gosto pelo desenho e escrita como forma de expressão.
As crianças do CATL Lagoa, assim que tomaram conhecimento da segunda edição do concurso, dedicaram-se a ser pequenos escritores durante algumas tardes no CATL.
No dia 7 Novembro estavam entusiasmadíssimas para saber os resultados e, após uns momentos de brincadeira em conjunto com as crianças da Ludoteca Jovem+ e as do Clube de Leitura, chegou a altura de anunciar os resultados.
Foi com orgulho que ficamos a saber que o CATL Lagoa ganhou o prémio para melhor desenho e ficou classificado em e lugar para a melhor história. Em 1º lugar ficou uma criança da Ludoteca Jovem+.
Todas as crianças receberam um diploma de participação e uma lembrança. E, após um lanche convívio, puderam brincar mais um pouco.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Halloweennnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

No dia 31 de Outubro, o CATL percorreu as ruas da freguesia do Rosário em busca de guloseimas para as crianças. Crianças e funcionárias trajaram-se a rigor e, com uma cestinha concebida a partir de uma garrafa de plástico (porque reaproveitar é preciso), foram a residências e serviços dos pais das crianças do CATL. Perante um irresistível truz, truz, truz… partidas ou bombons, proferido em coro, os pais distribuíram doces pelas diversas crianças e, a pouco e pouco, lá foi a cestinha enchendo.



O Dia do Concurso “O Melhor chapéu de bruxa e de bruxo” foi preparado a rigor, com um lanche muito apetecível, decoração adequada e música um pouco mórbida (a relembrar a peculiar Família Adams), pudemos oferecer às crianças uma tarde de divertimento.
Num dia que primou pela descontracção, as crianças lancharam, escolheram o tipo de brincadeira que desejavam realizar e, quem assim o quis, teve a possibilidade de fazer pinturas faciais.


(recepção das crianças: uma cortina de morcegos e aranhas)

Após a diversão eis que chegou o momento aguardado por todos: o anúncio dos vencedores.
Ainda que todos estivessem bonitos e superassem largamente as nossas expectativas, só podíamos escolher 3 vencedoras para o chapéu de bruxa e três para o de bruxo.
A pontuação foi feita pelas funcionárias (isoladamente), numa escala de 1 a 5, regendo-se pelos seguintes critérios: diversidade de materiais utilizados, originalidade e perfeição do trabalho realizado em termos estéticos.

E os vencedores foram…

Melhor Chapéu de Bruxa:
1º lugar: Júlia e primo;
2º lugar: Vitória e avó;
3º lugar: Bruna, pai e tia;
Melhor chapéu de bruxo:
1º lugar: Francisco e mãe;
2º lugar: Bernardo e avó;
3º lugar: Lucas e mãe.