segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Natal do CATL

Funcional e pedagógico, são duas palavras que caracterizam o presépio do CATL Lagoa.
O presépio foi feito em feltro. O facto de ser feito com este material, acarreta a mais-valia de não se partir, pelo que as crianças podem brincar com as diversas personagens. Também será utilizado para ser contada a história do nascimento do Menino Jesus. Para além disso, visa dar a ideia de que todas as personagens saem de um livro, daí que tenha igualmente sido concebido um livro para o efeito.
Para além do feltro foram utilizados materiais reaproveitados, tais como as caricas, aparas dos lápis, sacos de pão, caixa de sapatos e conchinhas.
Este presépio é o nosso orgulho… e das crianças também!

As personagens principais do presépio

O nosso presépio

Os três reis magos

O pescador e, na parte superior, lado esquerdo da fotografia, o livro com a história.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Trabalhos manuais alusivos ao Natal







Árvore de Natal


A nossa Árvore de Natal foi feita com feltro e enchida com "espuma de enchimento". Foi trabalhosa, mas o resultado valeu a pena. Trata-se de uma árvore que servirá para ser utilizada ao longo do ano, uma vez que as estrelas, botas e bolas estão presas por velcro autocolante, podendo ser retiradas. Assim sendo, quando chegar à Primavera poderemos aplicar flores, no Dia de S. Valentim corações. Para além disso, tem a mais-valia de ser transformada em pequenas almofadas, para contarmos uma história às crianças, por exemplo, uma vez que a árvore pode ser desmontada.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

I Sessão de Esclarecimento de Primeiros Socorros

O CATL promoveu com o apoio da EML, no dia 11 de Dezembro, uma Sessão de Esclarecimento de Primeiros Socorros, na Biblioteca Municipal de Lagoa, destinada aos funcionários de diversos serviços da Empresa Municipal de Lagoa (Aquafit, Biblioteca Municipal, CATL, Lago@.com e Piscinas Municipais).

De forma a responder às necessidades dos diversos serviços, foi construído um instrumento de recolha de dados (Questionário semi-estruturado) que posteriormente foi aplicado aos diversos funcionários, sendo as informações obtidas tratadas estatisticamente. A sessão foi então planificada e ministrada pela Enfermeira Sara Sousa de acordo as necessidades apuradas, abordando-se as seguintes temáticas: Princípios Básicos do Socorrismo; Paragem cardio-respiratória; Asfixia; Lesões dos Tecidos Moles; Desmaio e Afogamento. Para além de serem transmitidos conhecimentos teóricos acerca das formas de prevenir, alertar e agir em casos de emergência, os participantes tiveram a possibilidade de visionar práticas interventivas e, inclusive, de praticar os conhecimentos transmitidos

Convites para a festa de Natal

O CATL está a preparar muitas surpresas para a festa de Natal. Como é a primeira festa de Natal CATL, estamos a dedicar-nos para que seja muito especial. Estes foram o convites enviados.

A festa será realizada no dia 20 de Dezembro no Cine-Teatro Lagoense às 17h00.