quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Actividade com o Museu Movel

Tal como ja havíamos postado no blog, o Museu Móvel esteve na Lagoa, a convite do CATL. O local de paragem foi na Praça do Rosário.
A carrinha fascinou não só os miudos, como também os mais graúdos que por lá passavam.
A actividade iniciou-se com uma exposição, por parte da coordenadora do Serviço Educativo do Museu, da história do Museu Carlos Machado, que salientou a importância dos museus, quer para a salvaguarda do Património, quer como fonte de difusão cultural. Posteriormente, a mesma realizou uma visita guiada ao interior da carrinha.

Enquanto umas faziam uma visita guiada à carrinha, as outras divertiam-se no exterior, dando rosto a uma pintura e a reinventar personagens, a partir de um baú com adereços e roupas.
Já no CATL de Lagoa, a equipa do Museu Móvel concretizou uma exposição virtual “O Retrato na Colecção do Museu”, dando a conhecer parte do espólio da colecção do Museu Carlos Machado.



No final, foi levada a cabo uma dinâmica de grupo que consistiu na elaboração de uma pintura colectiva, no âmbito da exposição anteriormente concretizada.
Desta forma, as crianças que ainda não tinham tido oportunidade de ir ao museu, familiarizaram-se com ele e ficaram a conhecer algumas das suas colecções. Aquelas que o já tinham feito viram-no numa outra perspectiva e consolidaram conhecimentos.
Esta iniciativa do Museu Móvel é de congratular, pois permite levar o museu a quem o desconhece, tornando-o acessível a todos e, por conseguinte, divulgar a nossa cultura.

Sem comentários: