terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O Museu vem ao CATL:)

No dia 30 de Janeiro, às 15h30 o Museu Móvel estará na Praça do Rosário para dar a conhecer este recente e inovador projecto. Esta iniciativa do Museu Carlos Machado é de congratular, uma vez que permite levar um "pouco" do espólio do Museu às comunidades mais distantes. As crianças do CATL já tiveram oportunidade de visitar o Museu Carlos Machado, mas a vontade de conhecer de perto esta inciativa e de proporcionar uma experiência cultural diferente às crianças, levou-nos a convidar o Museu a vir até nós:)
Após a visita à carrinha, o "Museu" virá até ao CATL para a realização de uma exposição e de um atelier.
Estamos ansiosos!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Oficinas de instrumentos musicais

Durante duas semanas, após a realização dos trabalhos de casa as crianças dedicaram-se a construir instrumentos musicais com material reciclado. As actividades em torno deste tema foram engraçadíssimas, e as crianças empenharam-se, sobretudo por haver uma continuidade entre as diversas actividades. O entusiasmo ao verem a sua caixinha a ser enriquecida com diversos instrumentos, incentivava a que se empenhassem na concepção dos mesmos.
De facto, esta não é a primeira vez em que dedicamos uma semana, ou mais, só numa actividade (ex. bonecos de pano) e, sempre que o fazemos, constatamos que as crianças dedicam-se particularmente nos trabalhos.


O resultado foi esse:
- uma caixinha viola para guardar os instriumentos;
- Maracas;
- Castanholas;

Reis e rainhas do CATL

Na semana dedicada a trabalhar o tema dos Reis Magos, realizaram-se alguns trabalhos alusivos à tematica: hora do conto (cuja actividade já publlicamos no blog), pintura de desenhos e trabalhos manuais (realização de coroas).
Fica aqui a foto com os nossos reis e rainhas:)

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Oficinas de instrumentos musicais com material reciclado

Durante duas semanas está decorrer no CATL oficinas de instrumentos musicais concebidos a partir de material de desperdicio. Tampas, garrafas de plástico, rolhas, caixas de sapatos... são materiais que estão a ser reaproveitados para criar instrumentos de música. Cada criança está a fazer a sua própria caixinha para guardar os seus instrumentos.

Em breve colocaremos fotos com o resultado dos trabalhos.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Novo ano, continuação do mesmo Projecto Educativo


Ainda que estejamos a iniciar um novo ano, o Projecto Educativo do CATL será uma continuidade do projecto anterior. Assim sendo, continuaremos com o projecto "Sentir, Expressar, Ser e Saber... com histórias e outras coisas mais"

Olá 2009!!!!!!


Sempre que se inicia um novo ano constroem-se sonhos e definem-se objectivos. No CATL elaborámos o Chapéu dos Desejos, para que as crianças pudessem lá colocar papéis com alguns dos sonhos/desejos que almejam para 2009. Posteriormente, estes papeis foram colocados num placard.

A História de Natal contada a brincar


No dia dos Reis contou-se às crianças a história do Nascimento de Jesus recorrendo-se ao nosso presépio. Uma a uma, a nossa contadora de histórias foi introduzindo as personagens no presépio de uma forma pedagógica e divertida, quase como que a brincar. A história, dinamizada desta forma, cativou as crianças do início ao fim.

Este presépio encantou as nossas crianças, servindo mesmo como um brinquedo. Aqui está a C. a levar a Nossa Senhora até à gruta e a fazer a sua própria história.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A nossa festinha


Foi no passado dia 20 de Dezembro, no Cine-teatro Lagoense, que celebramos o nosso Natal. Como foi a primeira festa de Natal, procurou-se que esta reflectisse alguns dos aspectos que temos vindo a trabalhar ao longo do corrente ano: a Educação Emocional, o educar para e pelos Afectos.
Desta forma, ainda que reconheçamos a importância de toda a vertente histórica e religiosa ligada ao Natal, optamos por apresentar actuações que fizessem cada um de nós reflectir nos valores e na forma como se vive o Natal nos dias de hoje.
Assim sendo, iniciou-se a festa com a leitura da história “Mariana, uma menina feliz” (escrita para o efeito), uma história que leva cada um de nós a repensar nos aspectos essenciais para proporcionar um ambiente saudável para a criança e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. De seguida, procedeu-se à declamação do poema “O sonho” de Sebastião da Gama, um poema que faz nascer um sorriso no coração e que, se nos deixarmos encantar pelas palavras, dá-nos asas imaginárias.

Uma das alturas mais alegres da festa foi o momento musical Cantar aos Afectos”,em que as crianças cantaram músicas de Natal diferentes, músicas para pincelar o mundo de ternura.
Para que todos os presentes conhecessem o que realizamos ao longo de um ano e porque as “fotografias são pequenas nódoas de memórias”, mostrou-se um filme com algumas das actividades realizadas no ano de 2008.


A última actuação foi a apresentação da peça de teatro “A Caixinha de Flora… uma história sobre a importância do Natal”. Esta peça contou a história de duas meninas, Flora e Sofia e das suas famílias. Flora e Sofia moram na Rua Arco-Íris, frequentam a mesma escola e pertencem à mesma classe social. No entanto, enquanto a família de Flora aquece o Natal com valores como a solidariedade, união e afectividade, a família de Sofia deixou-se influenciar pelo consumismo desmedido, enchendo a sua casa de presentes, mas despindo-a de amor. No final, ficou a mensagem de que “o Natal da nossa infância é uma premissa do que será o Natal na nossa vida adulta e que, nesta época do ano, se transmitem muitos valores”.

Findas as actuações, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, entregou presentes didácticos às crianças e ao CATL. Foi uma alegria!

No fim chegou o Pai Natal. O nosso Pai Natal foi muito especial porque presenteou o Presidente da Câmara com um presépio em barro feito pelas crianças do 4º ano, e os pais com presentes feitos pelos filhos (anjinhos em gesso) e mais bombons para as crianças.
As crianças estão de parabéns pela sua prestação e agradecemos a todos os presentes por festejarem connosco.