sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

De volta com as mãos na massa

Este Carnaval o CATL voltou a repetir o atelier "Mãos na Massa". Esta actividade teve como objectivo principal a transmissão de tradições para que estas não se percam no tempo. Neste caso, a actividade consistiu na confecção de malassadas, ficando as crianças a saber os ingredientes necessários e a forma de fazê-las. No dia seguinte saboreamo-las:)

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Sessão de Cinema "O Dumbo"


É hoje que o CATL Lagoa promove uma sessão de cinema no Cine teatro Lagoense. O filme escolhido, por estar associado à época (Carnaval) e por possibilitar o trabalho em torno de diversos aspectos, foi o do Dumbo. Este clássico da Disney, desconhecido para muitas crianças dos dias de hoje, relata a história de um pequeno elefente discriminado pelos outros por preconceitos ligados à estética. É um hino ao amor e aos afectos, levando o espectador a nutrir sentimentos de ternura em relação ao personagem. Após o filme, cabe ao educador levar as crianças a reflectir nas mensagens explicitas e implicitas, podendo abordar temas como a educação para a diferença, a motivação e a importância dos afectos.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Alice na Vila das Maravilhas

Mais uma vez, o tema de Carnaval escolhido para o desfile foi no âmbito do tema do nosso Projecto Educativo. A história escolhida foi a da Alice, só que esta não está no País das Maravilhas, mas sim na Vila das Maravilhas:)
O nosso desfile passará pelas ruas do Rosário e Santa Cruz, parando na Câmara Municipal de Lagoa e EML, EM. As malassadas não vão faltar, sendo distribuídas pelas crianças, bem como cartas alusivas aos diferentes naipes, contendo os direitos das crianças.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sessões de leitura na Biblioteca

Desde Fevereiro que, semanalmente, as crianças da pré primária usufruem de um momento de leitura realizado na Biblioteca Municipal de Lagoa. Esta actividade é muito benéfica, porque enquanto as crianças do 1º ciclo estão a realizar os trabalhos de casa no CATL, as da pré-primária podem viajar pelo universo dos livros e das histórias. Além disso, sabe-se da importância da leitura para o desenvolvimento da linguagem e enriquecimento do vocabulário do individuo, pelo que é importante incutir o gosto pela leitura desde cedo.

Troca de prendas - Semana da amizade

A troca de prendas, inserida na actividade "amigos invisíveis", foi outra das actividades concretizadas ao longo da semana dedicada à "Amizade". Previsivelmente, estavam todos entusiasmados para saber o que iram receber do seu amiguinho surpresa:)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Venda de flores da amizade

Uma das actividades contempladas no Projecto Educativo do CATL, para o corrente ano, é uma viagem à Ilha de Santa Maria com as crianças do 4º ano. Para tal há que angariar fundos, e decidimos que era importante envolver as crianças do CATL nesta tarefa, a fim de encararem que a própria viagem terá o seu contributo.
A primeira acção para a angariação de fundos foi a venda de flores da amizade, com frases a remeter à data e concebidas com reaproveitamento de materiais (caixas de ovos e papel de jornal). Fizemos aproximadamente 200 flores e, para nossa satisfação, conseguimos vendê-las todas!
Fomos pelas ruas do Concelho (Rosário e Santa Cruz)



À Câmara Municipal de Lagoa




As crianças saíram da Câmara satisfeitas por terem vendido a maior parte das flores:))

A estabelecimentos comerciais, e a última paragem foi na EML, EM.





O nosso obrigado a todos os que apoiaram esta iniciativa!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Aniversariantes de Janeiro

No CATL celebramos o aniversário das nossas crianças! Como são muitas, escolhemos o último dia útil de cada mês para celebrar o aniversário dos meninos que fizeram anos naquele mês. Aqui estão os nossos aniversariantes de Janeiro:)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Feliz Dia da Amizade!


Hoje no CATL é dia da Amizade! Tanto para os meninos, como para as meninas.
É dia de celebrar um dos laços mais nobres que as pessoas podem estabelecer umas com as outras, reflectir na importância dos amigos e presenteá-los com um mimo (material e/ou imaterial).

Actividade com o Museu Movel

Tal como ja havíamos postado no blog, o Museu Móvel esteve na Lagoa, a convite do CATL. O local de paragem foi na Praça do Rosário.
A carrinha fascinou não só os miudos, como também os mais graúdos que por lá passavam.
A actividade iniciou-se com uma exposição, por parte da coordenadora do Serviço Educativo do Museu, da história do Museu Carlos Machado, que salientou a importância dos museus, quer para a salvaguarda do Património, quer como fonte de difusão cultural. Posteriormente, a mesma realizou uma visita guiada ao interior da carrinha.

Enquanto umas faziam uma visita guiada à carrinha, as outras divertiam-se no exterior, dando rosto a uma pintura e a reinventar personagens, a partir de um baú com adereços e roupas.
Já no CATL de Lagoa, a equipa do Museu Móvel concretizou uma exposição virtual “O Retrato na Colecção do Museu”, dando a conhecer parte do espólio da colecção do Museu Carlos Machado.



No final, foi levada a cabo uma dinâmica de grupo que consistiu na elaboração de uma pintura colectiva, no âmbito da exposição anteriormente concretizada.
Desta forma, as crianças que ainda não tinham tido oportunidade de ir ao museu, familiarizaram-se com ele e ficaram a conhecer algumas das suas colecções. Aquelas que o já tinham feito viram-no numa outra perspectiva e consolidaram conhecimentos.
Esta iniciativa do Museu Móvel é de congratular, pois permite levar o museu a quem o desconhece, tornando-o acessível a todos e, por conseguinte, divulgar a nossa cultura.

Semana da Paz

Na semana de 26 a 30 de Janeiro, trabalhamos o tema da Paz. Para além das conversas em relação ao tema e de trabalhos de expressão plástica, as crianças elaboraram um painel para ser afixado no Dia da Não Violência e da Paz. Neste dia, as crianças trouxeram uma peça de roupa branca (camisa, fita de cabelo, etc).