sexta-feira, 22 de maio de 2009

I Feira Pedagógica

Vem aí a I Feira Pedagógica... e será realizada no Concelho de Lagoa. Esta Feira, organizada pela Empresa Municipal de Lagoa, em colaboração com o CATL Lagoa, insere-se nas comemorações no âmbito do Dia da Criança.

Para além de peças artesanais e educativas, os que passarem pela Praça do Rosário podem usufruir de diversos espectáculos e actividades.

Apareçam! Nós Vamos estar lá!

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Concurso "O Melhor Coelho de Páscoa"

Uma das linhas de acção do Projecto Educativo do CATL "Sentir, Expressar, Ser e Saber... com histórias e outras coisas mais", é sem dúvida envolver as familias em actividades lúdico-pedagógicas. Em todas as iniciativas desenvolvidas, as famílias têm aderido de forma significativa.
Este ano, voltamos a repetir um Concurso de Páscoa, embora, desta vez se intitulasse "O Melhor Coelho de Páscoa".
Este concurso, teve como objectivo desenvolver a capacidade imaginativa da criança, incentivar a utilização de material que possa ser reaproveitado e fomentar a ligação família CATL. Para tal, foi atribuído a cada criança um rolo de papel higiénico e solicitou-se que a partir daquele fosse criado um coelho.
O juri foi constituído pelos encarregados de educação e funcionárias do CATL, tendo como base a criativade e a diversidade de materiais utilizados.
Mais uma vez as crianças surpreenderam-nos com os resultados, mostrando-nos a sua extraordinária capacidade criativa. Os materiais foram diversos, desde o algodão, aos palitos, passando pela utilização de retalhos e pasta de papel... e a escolha foi dificil.
A partir de um rolo
Criaram estas "obras de criatividade":

Em 1º lugar ficou a nossa Joana, em 2º a Bruna e a Catarina e em 3º lugar ficou a Júlia. Todas receberam como prémio um livro, de forma a incentivar à leitura.

Parabéns a todos!

O dia do Livro na Biblioteca

Para celebrar o Dia Internacional do Livro (23 de Abril), as crianças do CATL, foram até à Biblioteca Municipal de Lagoa, para frequentar a hora do conto e sessão de educação para a saúde. Através de uma história e a brincar as crianças aprenderam coisas sérias acerca de hábitos de higiene coporal.
No final, as crianças realizaram um jogo intitulado “Caminho Saudável” e assistiram a um filme alusivo ao Dia do Livro.

domingo, 10 de maio de 2009

I Feira do Livro de Lagoa

fonte:http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/default.aspx?module=ArtigoDisplay&ID=390
Fomos à I Feira do Livro de Lagoa! Por entre um amontoado de livros, recheados de histórias por descobrir, lá algumas das nossas crianças conseguiram escolher aquele que mais lhes interessava, para levar para casa:)

Depois, chegou a altura de frequentar a actividade "Aqui há histórias - sessão de contos tradicionais", dinamizada pelo reconhecido contador Valter Peres.

O ambiente era mágico! O contador, sem recorrer ao livro, conseguiu levar cada um de nós a imaginar os cenários das histórias e a dar rostos às personagens. Para além das histórias, e porque, como disse o contador, "As adivinhas são primas das histórias", também nos colocou algumas adivinhas tradicionais, onde não faltou a típica "Qual é a coisa, qual é ela que mal chega a casa, põe-se logo à janela"; relembrou e ensinou a algumas crianças que os dedos também se podem chamar: dedo mindinho, seu sobrinho, pai de todos, fura bolos e mata piolhos.

Assim, as nossas crianças ficaram a conhecer algumas histórias e curiosidades que fazem parte da nossa herança e que se não forem contadas correm o risco de se perderem com o tempo. E sensibilizou os mais graúdos, para a importância de intervirem nesse sentido, incentivando actividades como o acto de contar histórias, não só em ambientes educativos formais, como também infomais.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Visita solidaria ao Canil


As nossas crianças e funcionários juntaram-se para realizar uma colecta de alimentos a doar a um Canil . Esta iniciativa teve como objectivo primordial despertar a solidariedade e o respeito pelos animais.
Aquando da visita ao canil, foi explicado às crianças a funcionalidade do mesmo e através da visualização de um filme, as crianças aprenderam que, antes de se ter um animal de estimação, é muito importante ponderar se, de facto, reunimos as condições necessárias, incluindo monetárias, para o trazer para nossa casa. Foi igualmente transmitida a mensagem de que, a partir do momento em que acolhemos um animal de estimação, devemos cuidar dele até ao final da sua vida, uma vez que o seu abandono é um grave problema que afecta mesmo a saúde pública.
Depois, iniciou-se a visita, propriamente dita, a cada um dos canis, onde as crianças tiveram oportunidade de acariciar alguns cães e gatos.
Terminada a visita, em que se desmistificou a ideia de que num canil apenas há animais velhos e doentes, ficou a promessa de alguns meninos lá voltarem para adoptar um animal, depois, claro está, de obterem o consentimento dos pais.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Concurso de Espantalhos


Participamos no Concurso de Espantalhos organizado pela Câmara Municipal de Lagoa. As nossas vassourinhas, adquiriram a forma de um casal de espantalhos camponeses, a que as nossas crianças baptizaram de João e Maria:)

Primavera

A Primavera recebeu as boas vindas no CATL com flores e borboletas. Aqui vai um "cheirinho" das flores que enfeitaram o CATL