quinta-feira, 30 de julho de 2009

Jardim dos Frades

Uma tarde no lindissimo Jardim dos Frades foi animada com brincadeiras e com a promoção de dois jogos: um relacionado com a Higiene Pessoal e outro com a Reciclagem. Ambas as actividades desenvolvidas no ambito do estágio de acção social de Cristina Borges e Ana Cláudia Alcaidinho, cativaram as crianças.
Por entre brincadeiras, risadas, experiências e alguma competição as crianças aprofundaram os seus conhecimentos em relação a bons hábitos de higiene corporal e adquiriram mais noções relacionadas com a educação ambiental.

domingo, 26 de julho de 2009

Desfile Multiculturalismo

O CATL Lagoa partipou no desfile temático "Multiculturalismo" inserido na Festa da Juventude, promovida pela Câmara Municipal de Lagoa.
Um dos objectivos primordiais do desfile, foi o de dar a conhecer a riqueza cultural que existe no mundo, procurando ampliar os conhecimentos da população para as caracteristicas de cada cultura, ao mesmo tempo que visou educar para a diferença, para o respeito pela diversidade cultural. As culturas representadas pelas diferentes entidades educativas foram muito diversificadas, desde a africana, à europeia, à norte-americana e árabe. Também esteve presente a cultura cigana, brasileira, indiana, indigena, havaiana, a brasileira e finalmente a hippie a terminar o desfile em clima de festa.

Ao nosso CATL coube representar a cultura Amish. Durante dois meses, estivemos a trabalhar o tema com as crianças, dando a conhecer o modo de viver desta cultura, focando a parte educativa, religiosa e a indumentária. No dia do desfile as crianças tinham a lição bem estudada e encarnaram na perfeição a sua cultura, trajando os rapazes claças escuras, suspensórios e chapéus de palha e as meninas os vestidos compridos com avental e a touca.

O nosso tema foi dividido em diversas partes, de forma a poder trabalhar as diversas áreas que caracterizam a cultura Amish.
A abrir o desfile temos o tema da família, que tem grande importância para os Amish, dando realce ao tipo de brinquedos, instrumentos musicais e as flores campestres, associando a cultura amish a um modo simples de viver.


O grupo da educação. Em que as crianças, independetemente da idade frequentam a mesma sala de aula, sentando-se os rapazes num local e as raparigas noutro, sendo os ensinamentos biblicos abordados no contexto escolar.






Tratando-se de um CATL fazia todo o sentido retratar as brincadeiras Amish. Brincadeiras muito similares às brincadeiras populares e tradicionais da nossa época, desde as cantigas, aos carrinhos de madeira (construídos pelos próprios ou familiares), ao pular à corda e às brincadeiras de roda.

O trabalho, essencialmente agrícola e de carpintaria também foi apresentado, sendo representado pelos nossos meninos, enquanto que as meninas fizeram alusão às lides domésticas que ocupa o dia-a-dia das mulheres.

O nosso desfile terminou em grande com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e da sua esposa, dando rosto à familia Amish juntamente com as crianças. O homens Amish a partir do momento que contrem matrimónio deixam a barba crescer, sendo este facto um elemento que permite distinguir os homens solteiros e os casados. Os amish são sobretudo conhecidos por não usarem automóveis, daí que esta característica tenha sido focada no desfile.

Os Amish fazem questão de preservar valores de fraternidade, amor e simplicidade e possuem um grande espirito de entre-ajuda vivido pela população, facto que nos fez apadrinhar este tema.

Após o nosso desfile estivemos a ver as restantes culturas e no final as nossas crianças irradiavam alegria no rosto, dizendo que tinha sido muito divertido! Um aspecto positivo a realçar é sem dúvida a presença de diversas instituições no desfile, permitindo apresentar ao público um desfile diversificado e bem caracterizado, permitindo abordar desde as culturas mais conhecidas, como também as minoritárias e menos conhecidas como é o caso da Amish.

O desfile fechou com uma faixa que apelou que é na diferença que reside a nossa riqueza, e de facto assim o é! Conhecendo as diferentes culturas, os seus costumes, crenças, trajes, percebemos a importância de sermos diferentes, da sabedoria que existe em cada uma delas e da importância de preservarmos e respeitarmos as heranças culturais.

O nosso obrigada a:

- Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e sua esposa;

- Funcionário do Pólo de Informática Lago@.com Rui Borges

- Maria de Jesus Viveiros;

- António Henrique;

- Auto-Central

- Oficina Museu das Capelas;

- Quinta do Priolo.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Moldura dos Alimentos

Uma moldura feita pelas crianças, com uma fotografia da actividade realizada no Jardim António Borges

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Passeio saudável ao Jardim António Borges


Aproveitámos um passeio ao Jardim António Borges para aliar o lúdico ao educativo. Assim, depois de as crianças brincarem livremente, foi realizado um passeio pelo jardim de forma a que pudessem conhecer a diversificada flora existente. Posteriormente, foi realizado a Gincana "A Minha Alimentação Saudável", onde através de diversos percursos as crianças descobriam quais os alimentos saudáveis. Ambas as actividades foram organizadas pelas estagiárias de Acção Social, indo o seu plano de estágio ao encontro de algumas linhas que definem o Projecto Educativo do CATL: a educação para a saúde (Cristina Borges) e a Educação Ambiental (Ana Cláudia).

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Pintar o Verão


Em tempo de férias e num dia em que o Sol teimou em se esconder por detrás das nuvens, as crianças decidiram Pintar o Verão!