quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caldeira Velha

No dia 22 de Agosto, a Câmara Municipal de Lagoa disponibilizou transporte para que o CATL passasse uma tarde no Monumento Natural da Caldeira Velha. A água convidou ao banho e à brincadeira, e no final da tarde as crianças juntaram-se para celebrar o aniversário de duas crianças do CATL. Porque como já dizia a sabedoria popular "dias não são dias", por uma tarde esqueceu-se a alimentação saudável e as crianças tiveram um aniversário ao ar livre, com doces e salgados, relembrando a quem por lá passava os piqueniques que outrora faziam.



Desenho e pintura criativa

Nem só com lápis de colorir se pinta ou se desenha no CATL, buscando sempre despertar a capacidade criativa da criança e permitindo-lhe a exploração de diversos materiais, os nossos meninos e meninas realizaram uma pintura com parafina e tintas guache, e um desenho com areia.


quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Actividades de promoção da leitura

No seguimento do nosso Projecto Educativo, que dá predominância a actividades de promoção da leitura, foi dedicada uma hora do conto a explorar livros relacionados com o mar, sendo um deles o clássico da "Pequena Sereia".

O CATL tem o benefício de se encontrar localizado no edificio da Biblioteca Municipal de Lagoa, pelo que as nossas crianças estão a crescer familiarizadas com os livros. No entanto, embora já possuam este contacto, desenvolvemos frequentemente actividades de mediação da leitura, dado que trata-se de um excelente instrumento para a criação de hábitos de leitura e para o desenvolvimento de outras capacidades cognitivas (atenção, compreensão, vacabulário, etc.).

Após a hora do conto, as crianças realizaram uma actividade de expressão plástica, elaborando uma sereia em massa de moldar e procedendo à pintura de ameijoas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Atelier de culinária

Durante uma tarde no CATL dedicamo-nos a colocar as mãos na massa e a confeccionar pizzas caseiras para o lanche. Utilizamos diversos condimentos...e o resultado foi uma delícia. As fotografias ilustram bem a actividade:)


quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Trabalhos alusivos ao Verão com aproveitamento de materiais

Durante esta época de verão, várias têm sido as actividades exteriores que as crianças do CATL têm realizado. Contudo, quando não temos passeios agendados, ou quando o tempo não os permite, tentamos encontrar actividades educativas e que cativem as crianças.Subjacente a muitas actividades que desenvolvemos, está sempre a preocupação com o meio ambiente e em inculcar nas crianças uma consciência ecológica. Assim sendo, procuramos reaproveitar materiais para a realização de trabalhos, incentivando a que as próprias crianças participem nesse processo de reaproveitamento, trazendo de casa material de desperdicio. Utilizamos muito o cartão, o papel de jornal, os rolos de papel higiénico, as caricas, tampas de garrafas, entre outros. Como estamos no Verão, os trabalhos têm feito alusão à época, assim sendo, fizemos baldes e chinelos de praia com reaproveitamento de cartão.