quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Colorir Sem Lápis o Ambiente


Foi no dia 15 de Setembro que decorreu no CEFAL a entrega de prémios relativos ao Concurso "Colorir Sem Lápis o Ambiente". Os prémios, entregues pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, foram de grande utilidade, sobretudo devido ao início do novo ano lectivo: mochilas, calculadoras e material escolar.
Este concurso, que teve como objectivos primordiais dar a conhecer à comunidade mais jovem os serviços do CEFAL, em especial o Pólo de Informática, aliar as novas tecnologias à vertente ambiental, ao mesmo tempo que promovia a expressão artística.



Esta actividade contou com a participação de crianças que frequentam o nosso CATL, bem como as que frequentam o CATL e o Pólo de Informática do CEFAL, e as crianças do Clube de Leitura e Ludoteca Jovem + (Centro Social e Cultural do Cabouco).

As crianças do CATL Lagoa alcançaram os primeiros lugares do 1º e 2º escalão, ficámos todos orgulhosos!

Atelier de Arquitectura Comestivel "A Casinha de Chocolate"

A história "A Casinha de Chocolate" serviu de inspiração para uma actividade desenvolvida no CATL.
Sendo que o nosso Projecto Educativo tem como pilar a promoção da leitura, ou não estivesse o CATL localizado no edificio da Biblioteca Municipal, a acção iniciou-se com a leitura do conto tradicional "A Casinha de Chocolate". Após a hora do conto, seguiu-se a realização de um atelier muito apetitosooooo... um atelier de arquitectura comestível, em que cabia a cada criança construir a sua Casinha de Chocolate, para depois comê-la. Os doces foram diversos: chocolates, bolachas, bolos, smarties...Os resultados foram lindas obras de arte, que depois foram saboreadas;)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Verão em Vida é a Solução

No dia 11 de Setembro o CATL colaborou na actividade desenvolvida pela Empresa Municipal de Lagoa "Verão em Vida é a Solução" com a dinamização de um atelier de Pintura de Latas e com o jogo tradicional da corda (que fez a delícia dos jovens que lá se encontravam). Para além disso, algumas crianças do nosso CATL inscreveram-se no concurso "Construções na Areia", organizado pela EML. Para além das actividades dinamizadas pelo CATL Lagoa, as nossas crianças participaram noutros jogos, dinamizados pelo CEFAL, como a Gincana de Água, o Jogo da Glória do Ambiente e Jogo do Burro. Foi uma tarde diferente:) No final da tarde foram entregues os certificados de participação e anunciados os vencedores, sendo que alguns foram do nosso CATL, como foi o caso do Tiago e do Luís que alcançou o primeiro lugar. Os nossos parabéns às crianças e à EML pela iniciativa.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Alguns trabalhos feitos...

No início do ano lectivo, realizamos alguns trabalhos relacionados com a época: estojos, réguas, tesouras, lápis, em suma, alguns dos objectos essenciais para uma boa organização do estudo.

Aqui fica um "cheirinho":)

E porque as regras no CATL são importantes, construímos o Afonso, um menino muito educado que nos relembra algumas das regras do nosso espaço. As regras foram referidas pelas próprias crianças:)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Diário de Viagem

Foi no dia 4 de Setembro às 20h45, que partimos para Santa Maria. Com muita alegria e entusiasmo na "bagagem", fizemos da própria viagem de barco um divertimento.


As crianças que realizaram a viagem de finalistas:



A equipa
Ficamos alojados numa casa típica de Santa Maria, rodeada de verde e muito espaço para as crianças correrem e brincarem. À noite eramos brindados com os sons da natureza. Aqui estão algumas imagens de momentos passados na casa.

Os passeios começaram com a descoberta dos encantos da Maia


Depois fomos ao Pico Alto Uma visita de estudo à Cooperativa de Artesanato, onde aproveitamos para comprar doces típicos
Para passar a tarde, o local de eleição foi a praia de S. Lourenço! Com águas limpidas, a convidar a um banho e a jogos com areia.
No dia seguinte, visitamos inumeros locais, como a Barreira da Faneca, Anjos, Praia Formosa...



E no final, regresso a S. Miguel...




Foi uma experiência única e especial, que sem dúvida irá fazer parte das memórias das crianças quando se recordarem de momentos no CATL. Divertimo-nos, passeamos, conhecemos novos locais e tomamos contacto com algumas tradições.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Atelier de trapilho

A moda do trapilho chegou para ficar alguns tempos. Sendo uma arte dos mais antigos, é fascinante como, actualmente, os trabalhos em trapilho cativaram não só os mais adultos, como também as próprias crianças. Durante duas manhãs, as nossas crianças, de agulha e trapilho na mão, realizaram colares, carteiras e pulseiras...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Viagem a Santa Maria

Chegou finalmente o dia das crianças finalistas do CATL realizarem a sua viagem. O destino escolhido foi a ilha de Santa Maria, também conhecida como ilha do Sol.
Esta viagem adquiriu para as crianças um sabor especial, pois foram as mesmas a angariar fundos para que esta se concretizasse. Desde a venda de flores da amizade, à venda de postais no Dia dos Namorados, ao sorteio de Páscoa, passando pela barraquinha na Feira Pedagógica e finalizando com os Mangericos de S. João... foram tudo iniciativas desenvolvidas para que conseguissemos economizar e realizar este nosso projecto.
No entanto, aproveitamos para agradecer o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e da Empresa Municipal de Lagoa, que tiveram sempre as portas abertas para os nossos vendedores de palmo e meio, bem como o apoio dos pais que abraçaram as iniciativas colaborando nas vendas.
Agradecemos igualmente à Câmara Municipal de Vila do Porto, que nos vai disponibilizar transporte para conhecermos os pontos turísticos de maior interesse, bem como à Atlantico Line, pela oferta de um bilhete.
Há mais de uma semana que as crianças não falam de outra coisa, quer no CATL quer em casa, portanto entusiasmo pelos nossos lados não falta!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um encontro entre gerações

Na passada 6ª feira, o CATL de Lagoa foi ao Lar de Santo António para uma tarde diferente. Fomos recebidos pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e encaminhados para uma visita guiada de forma a conhecermos melhor o quotidiano dos utentes e os diferentes espaços do Lar.


Como os objectivos da visita era promover um encontro entre diferentes gerações, de forma a partilhar saberes e experiências, o resto da tarde foi passado na sala de convívio com os utentes e funcionárias. Após a partilha de adivinhas, desde as tradicionais às mais recentes, seguiram-se cantigas dos tempos de outrora, e assim que começou o "Pezinho da Vila" alguns idosos, crianças e funcionárias juntaram-se para a dança, que se prolongou por outras cantigas.
Esta foi sem dúvida uma experiência única para as nossas crianças, e de grande importância. Cada vez mais existe um distanciamento entre estas duas faixas etárias, devido sobretudo às características da sociedade actual, o que leva a que muitos saberes e tradições, conhecidos dos "avós" não cheguem às crianças dos dias de hoje. Por outro lado, os mais idosos também ficam a ganhar com a experiência, vivendo uma tarde diferente, recheada com a alegria característica da infância.