quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

1º LUGAR - Concurso de Presépios - categoria de Presépio original



Foi com "O presépio contador de histórias" que participamos na 19.ª edição do Concurso de Presépios promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, na categoria de Presépio Original.
Desde que o CATL Lagoa foi inaugurado que participa nesta iniciativa natalicia da Câmara, pois reconhece que a mesma é uma forma de sensibilizar as crianças para a tradição cultural da construção do presépio.
Para nossa alegria ficamos em 1º lugar! O nosso obrigada aos membros do júri por terem acreditado no nosso presépio:)

domingo, 17 de janeiro de 2010

A Brincar ao faz-de-conta


Nem sempre as actividades desenvolvidas no CATL são de expressão plástica, procuramos articular as várias áreas para contribuirmos para o pleno desenvolvimento da criança, incentivando à capacidade expressiva nas suas diversas vertentes.

Uma destas actividades foi dividir as crianças do CATL em 4 grupos, cabendo a cada grupo a criação de um texto (com a possibilidade de se recorrer a um livro) e a dramatização do mesmo. A avaliação só podia ser positiva e, sem dúvida, que iremos repetir actividades do género.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Dia dos Reis


Para assinalar o Dia dos Reis no CATL promoveu-se o concurso "A melhor coroa", sendo eleita uma coroa por cada ano escolar. Com caixas de cereais, papéis de cores garridas e canetas de relevo, os nossos pequenos reis deixaram a imaginação fluir.

Menino Jesus na lapinha

As crianças que frequentaram o CATL nas férias de Natal, fizeram o seu próprio Menino Jesus na lapinha, numa alusão a uma tradição açoreana. Os desenhos para colorir abundaram nestes dias pelo CATL, para delícia das crianças

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Natal é no CEFAL

O CATL Lagoa teve um Natal recheado de livros, com muitas histórias para escutar e imaginar!
Durante a quadra natalícia o CEFAL promoveu a acção "Natal é no CEFAL" e nós, curiosos, fomos lá fazer uma visitinha.
Nesta visita escutamos a história da escritora açoreana Susana Teles Margarido Um Natal encantado e, seguidamente, elaborámos um Pai Natal feito de algodão e salpicado de criatividade:)