sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Parabéns!

No mês de Fevereiro foram muitos os meninos a soprar as velinhas. Parabéns à J., ao F., ao D. e à C.!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Palhaço articulado


Ao longo das férias de Carnaval o CATL foi palco de diversos trabalhos manuais, em que salientamos um palhaço articulado. Para além de ser uma actividade que permitiu exercitar a motricidade fina e a habilidade manual, foi igualmente divertida, sobretudo por possibilitar que as crianças brincassem com o seu boneco.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Pinturas faciais no CATL

Por uma tarde as crianças do CATL puderam ter nos seus rostos as pinturas dos seus heróis ou animais favoritos. A estudante de animação sociocultural, Cátia Vital, esteve no CATL e deliciou as nossas crianças com as suas pinturas.
O nosso obrigada à Cátia!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Confecção de malassadas!

Celebrar o Carnaval nos Açores é fantasiar-se, atirar sacos de água/ balões, dançar, ouvir música brasileira, mas também fazem parte da tradição as malassadas. No CATL Lagoa, fazemos questão de fazer perdurar esta tradição. Este ano as crianças não colocaram as mãos na massa, mas tiveram a oportunidade de ver como se confecciona as típicas malassadas, identificando os alimentos necessários. No dia seguinte, saborearam:)
Para além disso, o CATL enfeitou-se a rigor para receber a época festiva e as crianças colaboraram na decoração.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Os Flinstones!!!!!!

No passado Domingo o CATL Lagoa saíu à rua para participar no corso carnavalesco organizado pela Junta de Freguesia do Rosário. "Os Flinstones" foi o tema que serviu de mote ao nosso desfile, onde estavam representados os principais personagens: desde os casais Fred e Wilma, Barney e Betty, aos seus filhotes, sem descurar o famoso dinossauro. Esta famosa série de desenhos animados, produzida pela Hanna-Barbera na década de 60, cativou milhões de pessoas. Resolvemos resgatar esses famosos desenhos animados, desconhecidos até então pelas crianças do CATL, dando-lhe vida e muita alegria. Assim de moca na mão, dançamos, pulámos, e os mais graúdos levaram os famosos carros flinstones.

A típica casa flinstone também foi representada, com todos os pormenores.

Saliente-se que as roupas das crianças e todos os adereços foram artesanais, concebidos no próprio CATL.

O nosso obrigada à Câmara Municipal de Lagoa, ao Sr. José Ventura e aos encarregados de educação!

Yabadabadooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Dia de S. Valentim

O CATL Lagoa pretende realizar este ano mais uma viagem de finalistas. Este ano, optou-se por juntar as crianças finalistas dos dois C.A.T.L's geridos pela Empresa Municipal de Lagoa, assim sendo, iremos com o CATL CEFAL.

Tendo em conta que os fundos angariados têm sempre a participação das crianças, aproveitou-se a aproximação do Dia de S. Valentim para vender "velas dos namorados".

Agradecemos a colaboração da Biblioteca do CEFAL que abraçou a nossa ideia e pôs "mãos à obra" de forma a termos as diversas velas preparadas a tempo, já que nós por aqui andamos atarefadíssimos a preparar o nosso desfile de Carnaval.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Hora do Conto na BML para o pré-escolar

Há semelhança do que sucedeu em 2009, no ano de 2010 a Biblioteca Municipal de Lagoa dinamiza a hora do conto para as crianças do pré-escolar do CATL.
Beneficiando da vantagem do espaço CATL estar situado numa biblioteca, pretende-se com esta iniciativa incutir hábitos de leitura, incentivar ao gosto pelo livro como forma de ocupação dos tempos livres, bem como desenvolver o vocabulário.
Para além da leitura de uma história, as crianças usufruem ainda de uma actividade complementar, que, consoante a semana, poderá ser de expressão plástica, de modelagem ou relacionada com conteúdos curriculares.

Para guardar todos os trabalhos a desenvolver ao longo de 2010, as crianças com o apoio da funcionária elaboraram uma caixinha. Ficou uma ternura!
Por que ler ajuda a crescer!!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Aniversário da J.


Mensalmente fazemos uma festinha para todos os meninos que fizeram anos naquele mês. A J. foi a única que fez em Janeiro, por isso teve direito a que cantassem os parabéns só para ela e ainda recebeu uma taça.
Parabéns!!!

Valorizar a amizade

Durante duas semanas, abraçamos o tema da Amizade, desenvolvendo actividades relacionadas com a expressão plástica, mas também levando as crianças a reflectir na importância da amizade e nos gestos associados a este sentimento.
Faz parte da tradição açoreana festejar o Dia dos Amigos e o Dia das Amigas, pelo que anualmente enquadramos esta temática no nosso plano de actividades.
Uma das actividades desenvolvidas foi a troca de prendinhas entre as crianças do CATL, no entanto enquanto que nos anos anteriores as mesmas eram compradas, este ano foram elaboradas pela própria criança. Foi então proposto às nossas crianças pintarem uma mola de roupa e fazerem um ornamento com feltro, de forma a que pudessem guardar na mola bilhetinhos especiais dos amigos, bem como uma caixinha para guardar o miminho.