quinta-feira, 27 de maio de 2010

II Feira Pedagógica




Vem aí... a II Feira Pedagógica, promovida pela E.M.L. em parceria com o nosso CATL.


O cartaz de actividades deste ano caracteriza-se pela diversidade de actividades e por as mesmas serem direccionadas para determinadas faixas etárias.
Este evento, desenvolvido para assinalar o Dia da Criança, prima pelo lúdico, mas ambiciona igualmente trabalhar diversas áreas educativas: dramática, expressão plástica e musical, ambiental e social.
Este ano, para além da barraquinha do CATL (Barraquinha do Lúdico e das Gulodices), a feira conta igualmente com a Barraquinha da Associação de Pais e Amigos de Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores e com a Barraquinha das Ervas Aromáticas e da Horticultura.
O destaque vai para os espectáculos "A Cabra Cabrês na Floresta", o teatro clown "Muita água para a minha camioneta" e o espectáculo perlimpimpim é noite de magia, com o reconhecido ilusionista Mário Daniel.
Apareçam!!!

2º lugar - concurso de espantalhos

O nosso Espantalho da Primavera conquistou o 2.º lugar no Concurso de Espantalhos promovido pela Câmara Municipal de Lagoa. O ATL do Centro Social e Cultural do Cabouco ficou em 1º lugar e o ATL de S. Pedro em 3º.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Festas do Espirito Santo




O CATL Lagoa foi visitar o quarto de Espirito Santo da funcionária Mafalda Melo, com o objectivo das crianças tomarem contacto com uma das mais antigas tradições açoreanas e que demonstra a grande fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade.
Nesta actividade as crianças cantaram o hino, conheceram alguns dos objectos de culto associados a esta festividade e, de acordo com a tradição, provaram massa sovada com arroz doce.

A terra em plasticina


Esta foi uma actividade de modelagem com uma componente ambiental. Cada criança elaborou o seu planeta terra, decorando-o com frases alusivas à preservação do meio ambiente.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Espantalho da Primavera


Mais uma vez concorremos ao concurso de espantalhos promovido pela Câmara Municipal de Lagoa. Este ano elaborámos o Espantalho da Primavera, um espantalho girassol, muito vaidoso e amoroso, pouco eficaz para espantar pardais:).

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Miminhos para as mães das nossas crianças

Reconhecendo a importância fulcral da figura materna na família e de forma a assinalar o Dia da Mãe, durante algumas tardes as nossas crianças dedicaram-se a fazer miminhos para presentear as suas mães nesse dia.
Com uma garrafa de água e tecidos coloridos elaboraram uma alfineteira com as cores do arco-íris e em forma de flôr . Para além disso fizeram o livro da mãe, um tesouro de prenda que permite que a mãe nas suas páginas veja como o seu filho(a) lhe vê, quais os momentos que mais lhe marcaram...

Estes mimos foram guardados num saco com um desenho feito por cada criança.

terça-feira, 4 de maio de 2010

II Feira do Livro

O CATL Lagoa colaborou na II Feira do Livro através da decoração da mesma. Com o tema de escritores portugueses a feira foi decorada a preceito, fazendo referência a escritores como Antero de Quental, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Natália Correia, Sebastião da Gama. Justificar completamente

Parabéns a você!