segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Os nossos dias no CATL...

... são repletos de jogos...


... de brincadeiras improvisadas...


... e de muita alegria!!!


sábado, 28 de setembro de 2013

EXPOLAB: Noite dos Investigadores 27 de setembro

O CATL Lagoa 1º e 2º ciclo foram convidados pela Dr.ª Susana a fazerem parte de mais uma iniciativa promovida pela Expolab - Noite dos Investigadores. Foi entregue a cada criança/jovem um passaporte que conforme as atividades desenvolvidas, dava-lhes direito a um selo/autocolante e quando completo receberiam um brinde.


Por ser um grupo extenso, foram divididos em grupos: o 2º ciclo foi para o Planetário e o 1º ciclo foi para a cave testar algumas experiências.










Enquanto o 2º grupo foi para o Planetário, os restantes foram para o laboratório ser cientistas por alguns minutos. Esparguete de groselha e bolas de chocolate foram as receitas confecionadas.


Conhecem esparguete de groselha? 


 Não! Agora já vão saber como é.


E estas são bolas de chocolate feitas em água!


Depois foi tempo de irmos até ao bar conhecer alguns investigadores e ficar a saber um pouco mais sobre a sua profissão e o que investigam.



As descobertas acabaram aqui com o CATL mas continuaram até às 24h00 e houve meninos e meninas que "arrastaram" os pais, irmãos, amigos, vizinhos e familiares para partilharem com eles uma noite de investigação.

O nosso agradecimento à Expolab por nos proporcionar estas atividades divertidas e educativas.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Atividade promovida pelo CEFAL - Teia da Vida

A atividade foi promovida pelo CEFAL e dinamizada pela estagiária Diana Oliveira.
A atividade intitulou-se "Teia da Vida" e consistiu em ligações sustentáveis para o ambiente com recurso a várias imagens relacionadas com o mesmo (lixo, mar, Homem, animais, crianças, ecoponto, floresta, fogo, lâmpada e planeta). 


Cada criança "encarnou" a imagem escolhida e utilizando um novelo de lã, estabeleceram entre si ligações formando uma teia.





Depois a estagiária, com base nas imagens anteriores, selecionou uma imagem para dar iníco à história e cada criança na sua vez foi dando continuidade à mesma, sendo a mesma registada por uma das crianças e no final os restantes intervenientes ilustraram a história elaborada em conjunto.


sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Trabalho de expressão plástica alusivo ao conto "Os dois irmãos e o gigante"

Após a leitura do conto "Os dois irmãos e o gigante" que aborda para a importância da partilha em vez do egoísmo, as crianças decoraram uma fogueira recorrendo a tintas, lápis de cor ou colagens.




Cante se puder...

As crianças do CATL divertiram-se imitando o programa "Cante se puder".


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Atelier de Culinária: Africanas

Com a colaboração dos pais, as crianças desenvolveram com o apoio das funcionárias mais um atelier de culinária. O resultado deste, foi ingerido pelos mesmos após o lanche.