quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Aulas de golfe mensais - janeiro

Hoje deu-se início às aulas de golfe mensais para o 1º ciclo, uma parceria do CATL Lagoa com o Campo de Golfe da Batalha.
O professor de uma forma breve explicou as regras básicas de segurança e a sua importância e a técnica básica: como segurar o taco, posição das mãos e até onde pode ser levantado sem risco para a integridade física. Por ser um grupo com 23 meninos e meninas, estes foram divididos em grupos de 3, tendo em conta a sua estatura.
Um dos momentos de maior alegria para os meninos e meninas foi quando começaram a praticar e outro momento foi quando deram um passeio pelo Campo de golfe.







sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

"Tomaz com Z a história de uma vida feliz"

Anteriormente as crianças estiveram com o ilustrador desta história - Urbano - e com a personagem principal - professor Tomaz Borba Vieira no Centro Cultural da Caloura, desta vez, receberam a visita no CATL da sua autora - Sr.ª Teresa - como é chamada por eles com alegria.
Esta contou esta "sua" história, já conhecida por alguns, seguindo-se uma pequena atividade para testar se estiveram atentos ou não e no final experimentaram os lápis: pastel, óleo e aguarela na expetativa de tentarem adivinhar o que foi utilizado na imagem do "peixe gigante".





terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Dia da Não Violência e da Paz

A funcionária Victória Couto contou a história de Luísa Ducla Soares "Meninos de todas as cores", relembrando os meninos e meninas que nem todas as pessoas são iguais mas são todos importantes. Afinal,
"É bom ser:
Branco como o açúcar,
Amarelo como o Sol,
Preto como as estradas,
Vermelho como as fogueiras,
Castanho como o chocolate!"

Seguiu-se uma atividade de expressão plástica contendo as cores dos continentes do nosso planeta.












sábado, 4 de janeiro de 2014

Visita à Casa do Arcano

As crianças do CATL Lagoa viram um documentário e seguidamente fizeram uma visita ao espaço.








sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A etnografia Açoreana nos presépios da Lagoa

As crianças do CATL foram até ao Convento dos Franciscanos visitar a exposição de presépios patente na igreja do Convento e seguidamente fizeram uma lapinha, atividade desenvolvida pelo serviço educativo da BMTBV.