quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Expressão musical

No dia a seguir à sessão, a enfermeira Sara Sousa, regressou ao CATL para cantar com as nossas crianças uma música que apelava ao sono. Foi um momento muito bonito em que todos cantaram (e encantaram)...

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sessão de Educação para a Saúde


Partilha de sonhos





Sessão de Promoção de Bons Hábitos de Sono "Boa noite, Soninho"




Avaliação da sessão


Nos dias 16 e 17 o CATL contou com a colaboração de uma técnica na área da saúde, a enfermeira Sara Sousa, para realizar uma sessão de educação para a saúde relacionada com o sono. Esta sessão, adaptada às idades das crianças, visou desenvolver na criança a capacidade de criar bons hábitos de sono e compreender o ciclo do mesmo, bem como procurou transmitir alguns comportamentos que podem perturbar o sono.


Antes de se iniciar a sessão as crianças partilharam com a formadora os desenhos realizados no dia anterior. Trataram-se de desenhos muito especiais, uma vez que cada criança colocou no papel um sonho que teve e que a marcou. Posteriormente, deu-se inicio à sessão propriamente dita e no final um pequeno trabalho de grupo, com o intuito de se avaliar se os conhecimentos transmitidos foram bem assimilados.


segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Promoção de Bons Hábitos de Sono

Sessão de Promoção de Bons Hábitos de Sono
"Boa noite, Soninho"
Vai decorrer no CATL a II Sessão de Educação para a Saúde, desta vez subordinada ao tema da promoção de bons hábitos de sono. A sessão ficará a cargo da enfermeira Sara Sousa.
Para além desta sessão, ao longo da semana realizar-se-ão diversas actividades relacionadas com a temática e ligadas à área da expressão musical e expressão plástica.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Expressões que reflectem emoções




Esta actividade, designada de "Expressões que reflectem emoções", consistiu em recortar de revistas diversas pessoas e descobrir, através da expressão do rosto e da postura corporal, a emoção que estas transmitiam. Foi uma actividade interessante e, como acontece na maioria das vezes, as crianças não deixaram de nos surpreender, é que para além de tentar analisar as emoções das pessoas, houve crianças que se aventuraram a descobrir a dos animais. As crianças mostraram ser especialistas em "ler" emoções:)


Peça de teatro: O Capuchinho Vermelho

Durante as férias de Verão, desenvolveu-se no CATL algumas peças de teatro de carácter mais informal. Uma delas destacou-se das restantes por ter sido preparada exclusivamente pelas crianças, para posteriormente ser apresentada às funcionárias e aos outros colegas. Ora, a expressão dramática é importante não só para desenvolver a atenção e concentração da criança (ex. memorização das falas), como também para exercitar/ promover a comunicação e o trabalho em grupo. Julgamos que, por esta peça ter sido uma iniciativa das crianças, as mais-valias são ainda maiores.
O orgulho era visivel nos seus rostos:)

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Atelier "A Nossa Casa dos Afectos"


Após uma sessão sensibilização que abordou a importância dos sentimentos e aprendizagens de cada lar, as crianças elaboraram a sua própria casa dos afectos. Com material reciclado construíram a sua casa e jardim, e com plasticina as personagens que desejavam que habitassem no seu lar. Houve quem colocasse não só os pais e os irmãos na sua casinha, mas também os primos e tias. Os animais de estimação não faltaram, mesmo para quem não os tinha na realidade, porque afinal a casa dos afectos "deve ser um local em que todos, em qualquer idade, possam tentar, emoção a emoção, descobrir mais um dos caminhos, nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros, para chegar ao coração de si próprios" (Graça Gonçalves, in http:www.gostar.pt).
Desenvolver actividades na área da Educação Emocional é um dos nossos objectivos. Este trabalho foi uma excelente forma de fazê-lo, ao permitir que as crianças, através de uma actividade de expressão plástica, reflectissem nos sentimentos e emoções que devem desenvolver para viverem num ambiente feliz e na importância dos laços afectivos que criam com as pessoas.

Visita de estudo ao quartel dos bombeiros

No dia 2 de Setembro, o CATL foi fazer uma visita de estudo ao Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. Foi explicado e demonstrado às crianças as várias características das ambulâncias e as viaturas de serviço dos bombeiros (viaturas de combate a incêndios e viaturas de desencarceramento).
Foi uma visita de extrema importância, na medida em que permitiu que as crianças conhecessem o modo de trabalho dos bombeiros, as viaturas que têm à sua disposição e a importância desta profissão na nossa sociedade. No fim, houve quem dissesse "quando for grande quero ser bombeiro".

Verão - Piscinas Municipais da Lagoa

Este Verão as idas às Piscinas Municipais do concelho, proporcionaram momentos de grande alegria às nossas crianças, sendo mesmo um dos seus locais predilectos. É fácil perceber porquê, não é? :)