sexta-feira, 20 de março de 2009

Romeiros de Palmo e Meio

À semelhança do que se fez no ano transacto, e porque estamos em tempo de quaresma, as crianças do CATL de Lagoa, munidas de um lenço e de um terço, foram em romaria ao ATL de Santa Cruz (Centro Social e Cultural da Atalhada), no passado dia 13 de Março.
Esta actividade, resultante de uma pareceria entre o CATL Lagoa e o ATL de Santa Cruz, foi uma forma de abordar, junto dos mais pequenos, as seculares romarias micaelenses, dignas manifestações de fé e humildade, em que grupos de homens percorrem a pé toda a ilha rezando e cantando, por si e pelos outros.
Chegando ao ATL de Santa Cruz, as crianças anfitriãs receberam-nas com uma canção e ofereceram um terço, elaborado por elas próprias.
Seguiu-se um lanche e o resto da tarde foi dedicado a jogos e brincadeiras, momentos de verdadeiro convívio entre as crianças dos dois centros.

terça-feira, 17 de março de 2009

Hora do conto na Biblioteca

À segunda-feira, na Biblioteca Municipal de Lagoa, é "Hora do Conto" para as crianças do CATL Lagoa. Inicialmente, esta hora do conto estava programada unicamente para as crianças da pré-primária, uma vez que não têm trabalhos de casa, mas os mais graúdos, sempre que não o têm, gostam de se juntar àqueles, e viajar pelo universo das histórias.

A Hora do Conto, é organizada e dinamizada pela funcionária Helga Cardoso e, após a leitura da história, as crianças trabalham a mesma, realizando trabalhos manuais.

Prontos a ir ao Forno

Foi este o resultado de um serão no CATL a aprender a trabalhar em fimo... Estas peças, posteriormente serão utilizadas para fazer bijuteria, porta-chaves, mobiles.
O nosso obrigado à dinamizadora da sessão.

quarta-feira, 11 de março de 2009

workshop "A Arte de Trabalhar em Fimo"

Dia 12 de Março, às 19h00




Local: CATL Lagoa
Responsável: Raquel Viveiros (animadora sociocultural)

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Pássaro da Alma

Na semana de 2 a 6 de Março, falou-se de sentimentos com as crianças do CATL, tendo como ponto de partida o conto "O Pássaro da Alma" de Michal Snunit. Segundo a história, bem lá no centro do nosso corpo está a alma e dentro dela vive um pássaro, constituído por imensas gavetas, representando cada uma delas um sentimento. Assim sendo, tal ave é responsável por tudo aquilo que sentimos, pois só ela é capaz de abrir as ditas gavetas. E, se umas vezes abre gavetas que nos alegram, nos fazem sentir bem e ajudar os outros, doutras abre gavetas que nos entristecem, que nos revoltam, que magoam a nós e aos outros, mesmo contra a nossa vontade.
Depois de ouvirem o conto, cada criança falou das suas próprias emoções, relacionando-as com experiências vividas.
Para finalizar esta temática, cada menino coloriu o seu pássaro da alma, dando cores a diversos sentimentos. Na maioria, pintaram com cores vivas e bonitas as gavetas dos bons sentimentos e com cores escuras as dos maus sentimentos. Estes trabalhos foram fixados num livro que se desenhou num placard.


sexta-feira, 6 de março de 2009

A preparar o dia do Pai

Os CD's estragados vão ganhar uma nova vida, nas mãos das crianças do CATL, sendo transformados num lindo presente para mimar o pai no seu dia.

400 flores:)


Ao longo de duas semanas, as funcionárias e crianças do CATL aproveitaram todos os momentos que havia sem actividades planificadas para elaborar flores "Amigas do Ambiente". Esta actividade, da iniciativa da Câmara Municipal de Lagoa, destinou-se a presentear as mulheres, celebrando o seu dia.

Após a elaboração das 400 flores:), colocamo-las em cestas concebidas com folhas de jornal, sendo aquelas distribuídas pelas funcionárias do Centro Social e Cultural do Cabouco.

Foi com agrado que participamos nesta actividade.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Desfile: Alice na Vila das Maravilhas

Para celebrar o Carnaval as nossas crianças saíram pelas ruas do Concelho, integrando um desfile baseado na história da Alice no País das Maravilhas (no nosso caso, adaptamos para "Vila"). Com as canções de Carnaval na "ponta da língua", as crianças ofereceram malassadas a quem passava e 4 cartas (alusivas aos diferentes naipes) com os direitos da criança.

Na Câmara Municipal de Lagoa oferecemos, para além de malassadas e as cartas, um pouco de chá, retratando um dos momentos da história.
Como "reza a tradição" fomos depois à EML, EM, onde presenteamos o Administrador e funcionários da empresa.
Alguns pais também estiveram presentes, acompanhando momentos do desfile, sendo igualmente brindados com o que as crianças tinham para oferecer.
Aproveitamos para agradecer ao pai do Érico que filmou partes do desfile e ofereceu a reportagem ao CATL:) Será mais um recurso que nos levará a recordar com carinho este dia.
A nossa carinhosa Alice e a "malvada" Rainha de Copas
O coelho, sempre atrasado para os seus compromissos (de nada adianta o enorme relógio que carrega consigo)


O chapeleiro que no nosso desfile teve que pedir ajuda ao gato para servir chá

O fantástico exército de cartas

O CATL na Câmara Municipal de Lagoa

O CATL na EML