segunda-feira, 23 de novembro de 2009

História do Conto - como nasce um livro na BML

Na semana passada o CATL foi até à Biblioteca Municipal de Lagoa para ver a exposição "História do Conto - Como nasce um livro". Partindo do livro História do Zeca Garro, as crianças aprenderam todo o processo de produção de um livro, desde a ideia até à chegada do livro às mãos dos leitores.

sábado, 21 de novembro de 2009

Uma actividade pedagógica

As crianças do pré-escolar e 1º ano do CATL realizaram uma actividade que as encantou, para além de ser pedagógica. Reutilizando cartão, elaboraram a sua sapatilha, picotaram e coloriram-na e, após serem colocados os atacadores, aprenderam a amarrar correctamente os mesmos:)
Ainda que o CATL abranja crianças desde o pré-escolar ao 4º ano, procuramos adequar as actividades à faixa etária em que se encontram.

A lenda de S. Martinho

No CATL, para celebrar o Dia de S. Martinho, as crianças dramatizaram a lenda, dando vida a importantes atitudes patentes nesta lenda: a partilha e a solidariedade. Os nossos pequenos actores estão de parabéns!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Castanhas quentinhas... que boas que são

Já a pensar na próxima viagem de finalistas, os nossos meninos foram pelas ruas do Rosário vender castanhas assadas, cantarolando uma música adequada à época.

Pão por Deus

Para além das crianças do CATL terem frequentado uma actividade na Biblioteca Municipal de Lagoa que abordou a tradição do Pão por Deus, no CATL não deixamos de assinalar esta nossa tradição. Para o efeito, cada criança elaborou com retalhos (forma como eram originalmente confeccionados os saquinhos) o seu saco de pão por Deus.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lanche assustador e entrega de prémios

Foi no dia 28 de Outubro que fizemos o nosso lanche assombrado. Recheado de comidas estranhas e assustadoras e com música ambiente, as nossas crianças sentiram-se num verdadeiro espaço de fantasminhas e bruxas.

De barriguinha cheia, foi a altura de anunciar os vencedores, em primeiro lugar ficou a Rita, em segundo a Bárbara e em terceiro a Sofia. Mas a verdade é que todos estiveram de parabéns! As nossas meninas foram presenteadas com o livro Os dentes da Bruxa Ritucha (1º lugar) e guloseimas para encher a cestinha (2º e 3º lugar). Mas não foram só as crianças as surpreendidas. Resolvemos preparar uma surpresa para a funcionária Cristina Costa, que não teve mãos a medir para confeccionar os doces para o lanche, sendo galardoada com o diploma "Bruxinha dos Nossos Cozinhados". Depois, chegou o momento da brincadeira, proporcionando às crianças alguns jogos para animar a festa.


Para animar a nossa tarde, recebemos o ATL de Santa Cruz, que nos fez uma surpresa:) Obrigada!