quinta-feira, 29 de abril de 2010

viagem de finalistas - angariação de fundos






Tal como no ano transacto, este ano as crianças do 4º ano do CATL Lagoa irão realizar uma viagem juntamente com as do CEFAL, sendo a ilha azul a escolhida para este ano. Um dos objectivos da viagem é justamente a participação das crianças na angariação de fundos de forma a que as mesmas tenham uma prticipação activa na preparação da viagem e reconheçam a importância do trabalho para alcançar o que almejam.


Assim sendo, o Dia da Mãe foi aproveitado para a venda de diplomas e de frasquinhos de cheiros!

terça-feira, 27 de abril de 2010

III Concurso de Páscoa - O melhor pintainho de Páscoa

Pelo terceiro ano consecutivo realizou-se o concurso de Páscoa, desta vez subordinado ao tema "O melhor Pintainho de Páscoa".
Este concurso familiar, pretende envolver as familias das crianças no CATL, estreitando a relação destes dois agentes educativos, desenvolver a criatividade e a capacidade inventiva e realizar uma actividade alusiva à época.

Este ano as congratuladas com os três primeiros lugares foram a M.(1º lugar), a J (2º lugar) e a T. (3º lugar).

Os prémios destinaram-se a promover a leitura, pelo que as vencedoras receberam livros.

Era uma vez um menino que cresceu e tornou-se escritor

A Biblioteca Municipal de Lagoa assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil, nos dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril, com aactividade "Era uma vez um menino que cresceu e tornou-se escritor - Contos de Hans Christian Andersen". A mesma foi dinamizada por funcionárias do CATL que resgataram algumas das obras menos conhecidas do autor para darem a conhecer às crianças. Para além disso, a vida do próprio escritor foi contada de uma forma lúdica de modo a que o publico conhecesse o seu percurso de vida.
Assim, para além da Pequena Sereia e do Patinho Feio, as nossas crianças ficaram a saber que Hans Christian Andersen também escreveu a Princesa e a Ervilha, o Bule e As Roupas Novas do Imperador.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Os sentimentos

O tema "Os sentimentos" tiveram lugar no mês de Março no CATL, inserido-se na linha de actividades de natureza emocional. Cada criança escolheu uma cor, tendo-lhes sido entregue, à posteriori, uma placa em esferovite, que foi pintada com a cor que a cada criança escolheu, e no centro desta desenharam o sentimento que associavam aquela cor. Para concluir esta actividade, cada criança reflectiu sobre o que estava a sentir naquele preciso momento, explicando depois o trabalho e a escolha da cor.