terça-feira, 31 de agosto de 2010

"Saber comer é saber viver" - A importância de uma alimentação saudável

No âmbito do A.G.I.R, realizou-se no CATL uma sessão de educação para a Saúde, subordinada ao "Saber comer é saber viver - a importância de uma alimentação saudável". Foi assim desenvolvida uma exposição teórica relacionada com a temática, focando-se a importância da qualidade dos alimentos e das quantidades a ingerir, bem como a indispensabilidade de se tomar o pequeno almoço. Nesta primeira parte, procurou-se sempre que as crianças interagissem com as estudantes de enfermagem.

Seguiram-se diversos jogos, com o intuito de consolidar os conhecimentos transmitidos.

domingo, 29 de agosto de 2010

Visita à Gruta do Carvão




O CATL Lagoa realizou este Verão uma visita de estudo à Gruta do Carvão, monitorizada pela Ecoteca de Ponta Delgada. Tendo sido uma actividade singular, cativou a atenção das crianças, permitindo que aprofundassem conhecimentos a nível da formação geológicas das grutas de origem vulcânica da nossa região, observando in locco a lava encordoada, as estalactites e lajes.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Sessão de Educação Ambiental "E do fogo se fez vida" no CEFAL

O CATL Lagoa esteve no CEFAL para uma actividade de educação ambiental "E do fogo se fez vida", ministrada pela estudante de Biologia Vanessa Almeida.
Esta acção teve como intuito proporcionar um conhecimento mais aprofundado acerca da origem vulcância dos Açores, bem como explicar alguns dos fenómenos que ilustram a natureza vulcância da Ilha de S. Miguel (lagoas, águas férreas, caldeiras, etc.).
Para além da exposição teórica, concretizada com recurso à projecção de power point, as crianças visionaram um documentário do conhecido Nuno Sá, realizaram actividades plásticas alusivas à temática e tiveram oportunidade de ver como se processa a erupção de um vulcão.



domingo, 15 de agosto de 2010

Um dia no Aqua Parque

Alegria, diversão, mergulhos, brincadeiras... são algumas das palavras que caracterizam o dia passado no Aqua Parque.





sábado, 14 de agosto de 2010

Inauguração do furo de captação de água no Cabouco

No dia 13 de Agosto, a convite da Câmara Municipal de Lagoa, o CATL Lagoa esteve presente na Inauguração do Furo de Captação de Água no Cabouco. A nossa presença em actividades deste género é uma mais-valia, a nível da sensiblização para a importância da água junto dos mais novos.

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Campo de Golfe da Batalha

As crianças passaram um dia diferente no Campo de Golfe da Batalha. Para além de conhecerem a área do local e admirarem as paisagens, através de uma visita de estudo, puderam bricar aos golfistas.

domingo, 8 de agosto de 2010

Furnas


As Furnas são um dos locais turísticos mais conhecidos dos Açores, quer pelas paisagens, quer pelas características peculiares, bem como pelas zonas de lazer. O CATL passou um dia nesta freguesia, desfrutando essencialmente das zonas de lazer.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Oficina de origami

O origami é a arte de dobrar o papel das mais variadas formas, permitindo criar uma série de objectos. Numa primeira oficina realizada no CATL, as crianças criaram objectos com que estavam mais familiarizadas, como foi o caso do Moinho de Vento e e do jogo Bico do Gato.



No futuro iremos realizar animais e formas geométricas.

Através de actividades desta natureza, a criança aperfeiçoa a sua habilidade manual: recorte e dobragem.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pinhal da Paz


Para a época estival, o CATL Lagoa tem programadas, para além de actividades a desenvolver no próprio centro, diversas saídas para o exterior, sendo o transporte facultado pela Câmara Municipal de Lagoa. Visitas de estudo a locais de interesse turístico e culturais, idas a zonas balneares e saídas para o campo. No passeio ao Pinhal de Paz, as crianças usufruiram de actividades ao ar livre, tendo igualmente a possibilidade de recriar o seu tempo livre.

Já no CATL registaram o dia com um desenho realizado com tintas guache.









segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Jogos ao ar livre





O Verão é propício para a realização de jogos ao ar livre, pelo que aproveitamos os passeios a jardins e parques para desenvolvermos jogos com as crianças, procurando incutir regras, estimular o trabalho em equipa e sobretudo proporcionar às crianças momentos de brincadeiras.