quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vem Ginasticar e Sessão de Educação para a Saúde




No dia 19 de Outubro, no âmbito do programa A.G.I.R. - Animação de Gerações e Intervenção Recreativa - foi desenvolvido no espaço CATL a acção Vem Ginasticar, destinada para as nossas crianças e para as crianças do ATL da Santa Casa da Misericórdia.


Assim, foi ministrada uma aula de aeróbica pelo Aquafit, onde se procurou sensibilizar e incentivar à prática do desporto desde tenra idade. Seguiu-se uma sessão de educação alimentar, desenvolvida pela enfermeira Sara Sousa, que teve como ponto de partida a Roda dos Alimentos, terminando a acção com a actividade lúdica "Mercado de Rodinhas", que para além de dotar a actividade de um cariz lúdico, teve como intuito avaliar os conhecimentos transmitidos.

Dia dos Correios




Para o ano lectivo de 2010/2011, procurou-se que fosse desenvolvido um programa de actividades destinado essencialmente ao grupo do pré-escolar, adequando as mesmas ao desenvolvimento cognitivo e físico da criança. Assim, estão programadas actividades que procurarão desenvolver a motricidade fina e grossa, a exploração dos diversos materiais, a contagem dos números e reconhecimento das letras, além de outras de cariz lúdico.
Neste sentido, as crianças do pré-escolar, no Dia dos Correios foi até aos CTT colocar um desenho pintado por elas, para que os seus pais o recebessem em casa.

Parabéns a vocês!!!




No mês de Outubro cinco meninos do CATL sopraram as velas!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Acção de Sensibilização - Alimentação saudável na Infância



Para assinalar o Dia da Alimentação e de forma a realizar uma actividade direccioonada para outros públicos, o CATL Lagoa realizou a acção "Alimentação saudável na infância", ministrada pela nutricionista Rita Castanho.
Esta acção, que teve como público-alvo, funcionários de instituições educativas abordou a importância da educação alimentar. De acordo com a nutricionista "cada vez mais as instituições educativas têm um papel de relevo na promoção de bons hábitos alimentares", daí a importância de se realizarem eventos desta natureza. Foram também mencionadas algumas regras e normas de higiene a cumprir na confecção e preparação das refeições.

sábado, 9 de outubro de 2010

Atelier de bolas de pano


Com a ajuda das funcionárias do CATL as crianças criaram um brinquedo tipicamente popular e que , cuja concepção tem subjacente um sentido ecológico, o reaproveitamento de materiais. Se outrora criavam-se bolas de pano não só pelo sentido lúdico, como também para reaproveitar materiais velhos (hábito da poupança), hoje em dia, ao incentivar a criança a criar o seu próprio brinquedo pode-se aproveitar para abordar as questões ambientais.

Depois de terminado o trabalho, cada criança pintou a sua própria bola,

Acção de sensibilização para protecção dos animais

Para assinalar o Dia do Animal, o CATL Lagoa organizou de 17 de Setembro a 2 de Outubro uma recolha de alimentos, que contou com a colaboração das crianças, familiares e recursos humanos para doar à Associação Açoreana de Protecção dos Animais - APA.

Para além da colecta, no Dia do Animal a presidente da APA, Dr.ª Rita Martins, esteve no nosso centro para ministrar uma sessão de sensibilização com o intuito de sensibilizar para a protecção e cuidado dos animais. A sessão foi concretizada através de um vídeo (que ilustrou os cuidados a ter em conta aquando da adopção) e explanação oral acerca da problemática dos animais abandonados. Atendendo à faixa etária do grupo, a APA desenvolveu uma parte mais prática, onde as crianças poderam ouvir o seu próprio coração e auscultar o de um animal, tendo sido feita uma ponte para as emoções do ser humano e a dos animais. Tiveram ainda a possibilidade de ter contacto com pequenos gatos que se encontram para adopção e com um porquinho da índia.


O nosso agradecimento à APA por ter aceite o convite de vir à nossa instituição!