terça-feira, 26 de julho de 2011

Boca sã





Boca Sã, foi a segunda actividade desenvolvida pelo AGIR, no âmbito do seu programa de actividades de educação para a saúde no Verão, desenvolvida por estagiárias de enfermagem. Através de uma acção teórico-prática, ficou-se a conhecer a morfologia da boca e dos dentes, as várias fases de dentição e os diferentes tipos de dentes e suas funções. Posteriormente foram abordados os hábitos de higiene e saúde oral adequados, bem como os diferentes métodos de limpeza; esta parte foi conciliada com uma vertente prática, uma vez que cada criança trouxe uma escova de dentes de casa e aprendeu a escovar adequadamente, completando a limpeza com o fio dental.

A acção culminou com um jogo competitivo de consolidação de conhecimentos.






No âmbito do A.G.I.R .- programa de animação de gerações gerido pelo sector de educação e formação da Empresa Municipal de Lagoa, as nossas crianças frequentaram uma acção de sensibilização que incidiu nos cuidados a ter com o sol e em alguns cuidados a ter nas zonas balneares, de forma a usufruírmos de um Verão saudável e seguro.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Jogos ambientais nas piscinas municipais















As piscinas municipais foram palco de jogos ambientais, sob a temática da água e da poluição do mar, promovidos pelo CEFAL. A brincar e a nadar as nossas crianças aprenderam a importância de se poupar água, sendo alertadas que, de toda a quantidade de água que existe no nosso planeta, apenas uma pequena parte é potável. Após a consciencialização de este não ser um recurso inesgotável, sugeriram-se algumas formas de reduzir o seu consumo no dia a dia. O jogo Mancha tóxica, serviu de componente lúdica para abordar o problema da poluição marítima provocada pelo ser humano, dando-se destaque aos derrames de petróleo.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Viagem inesquecível ao Alentejo

Foi em pleno coração Alentejano que as crianças do 4º ano dos CATL's geridos pela Empresa Municipal de Lagoa ficaram alojados de 27 Junho a 2 de Julho. Se há dois anos o CATL Lagoa viajou até à Ilha de Santa Maria, no ano transacto duas das ilhas do arquipélago central, nomeadamente a ilha do Faial e do Pico, foram as escolhidas, juntando-se ao nosso CATL o do CEFAL. Este ano, o nosso objectivo foi superior a diversos niveis: visitar Alvito, um dos concelhos mais pequenos de Portugal Continental, que se caracteriza pela sua ruralidade e riqueza de património, material e imaterial.
Tal como nos anos anteriores, a angariação de fundos por parte das crianças e encarregados de educação foi um dos pontos-chave, sendo este envolvimento fulcral para o projecto: incutir a atitude de que para alcançarmos determinados objectivos, é necessário trabalharmos por eles. No epicentro do concelho de Alvito, encontra-se o projecto Campo Património, cujo programa que frequentamos prima por uma índole pedagógica impar e cuja empresa gestora já foi premiada. Desta feita, as nossas crianças tiverem oportunidade de serem historiadores de arte por um dia, através da Rota dos Frescos, e de descobrir na igreja Matriz de Alvito a chave mágica, que abre portas à imaginação. Foram "caiadores por um dia", aprendendo o porquê das casas alentejanas serem pintadas com cal, o processo de elaboração do mesmo e colocaram as mãos no píncel caiando duas das paredes na vila. Aprender que o inglês pode ser divertido e um atelier do fresco foram outras das acções desenvolvidas no espaço, para além das inumeras actividades de exterior: geocaching por montes alentejanos, caças ao tesouro, idas às piscinas e muitas outras actividades lúdicas. O contacto estreito com a comunidade local, a prova de comidas tipicas alentejanas e os piqueniques foram outros dos pontos altos da viagem.
No último dia visitamos Évora, cidade património mundial, entrando na Capela dos Ossos, fomos à Sé e ao templo de Diana.
Esta viagem não teria sido possível sem o apoio das crianças e encarregados de educação, que abraçaram connosco o projecto de corpo e alma, para além do apoio da Empresa Municipal de Lagoa e da Agência Melo, Campo Património, Panifor, SATA e Vigiluz. A nossa gratidão vai igualmente para as restantes empresas que nos foram apoiaram ao longo deste ano lectivo. Foi sem dúvida um dos projectos dos CATL's com maior projecção e contribuiu, indubitavelmente para o enriquecimento pessoal, social e cultural de todos os envolvidos. Obrigada a todos!