quinta-feira, 26 de julho de 2012

Dia dos Avós

No dia 26 de julho, celebra-se o Dia dos Avós e o CATL Lagoa, não esqueceu esta data, convidando os avós a virem até nós partilhar algumas histórias.

Todos os avós presentes assumiram que são mais permissivos do que os pais, não descurando no entanto da educação dos netos, embora esta responsabilidade seja principalmente dos pais. Os netos também deram a sua opinião sobre os avós e a principal frase transmitida foi "... faz-me as vontades!".




Após o diálogo, os netos ofereceram uma prenda que elaboraram com muito amor e carinho e partilharam os biscoitos que confecionaram.







Desejamos a todos os avós um feliz dia e o nosso agradecimento especial vai para os avós que partilharam connosco alguns momentos de ternura:

Manuel Duarte
Mª de Fátima Costa
Mª da Conceição Medeiros
Lurdes Cordeiro
Ernestina Reis
Jorgina Pires
Mª do Céu Correia
Carlos Correia.

Um bem haja a todos!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Profissões de outrora e de agora: designer


 
Dando seguimento ao projeto educativo vigente no ano letivo 2011/2012, "Do outrora ao agora", convidámos o designer Pedro Martins a vir ao CATL Lagoa falar um pouco sobre a sua profissão e este trouxe alguns dos trabalhos que já desempenhou para melhor explicar a sua profissão. As crianças colocaram algumas questões sobre os seus trabalhos e profissão e ficaram a saber que os bonés que usam diariamente no CATL foram concebidos por este.
 
O nosso agradecimento ao mesmo pela disponibilidade para se deslocar ao nosso CATL.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Animal preferido

 
Recorrendo apenas ao guache, cada criança desenhou o seu animal preferido.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Profissões de outrora e de agora: Estilista




As crianças visitaram o atelier da estilista Isabel Sutil Roque que lhes proporcionou uma visita guiada às instalações, explicou as várias fases de confeção do vestuário desde o desenho até à peça final, quais as funções de cada funcionária e ainda sobre o trabalho que estão a desempenhar que tem a ver com os produtos açorianos.

Agradecemos a atenção dispensada.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Viagem de finalistas a Santa Maria




Mais um ano...
Mais um grupo de crianças e funcionárias...
Mais uma viagem...
Mas sempre a mesma alegria e brilho nos olhos!







Viagem de barco, estadia no quartel dos bombeiros, Maia, Pico Alto, praia de S. Lourenço, Museu e Biblioteca Municipal de Vila do Porto, S. Bárbara, S. Pedro, Barreira da Faneca, Piscinas dos Anjos, Centro de Interpretação Ambiental "Dalberto Pombo", praia Formosa e Vila do Porto foram os pontos de passagem deste grupo.









Para alguns foi a primeira vez que se afastaram dos seus progenitores, no entanto, de certeza que as "aventuras" e brincadeiras ajudaram a suavizar as saudades.





Como sempre, esta viagem não teria sido bem sucedida sem o apoio incondicional das crianças e encarregados de educação,  para além do apoio da Empresa Municipal de Lagoa, Atlânticoline e Bombeiros Voluntários de Santa Maria. Agradecemos igualmente, às restantes empresas que nos apoiaram ao longo deste ano letivo. Obrigado a todos!!!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Profissões de outrora e de agora: Arquiteto



O arquiteto Pedro Matos da Câmara Municipal de Lagoa, cedeu algum do seu tempo para nos falar sobre a sua profissão, mostrou-nos um projeto de construção habitacional e respondeu a algumas questões que lhe foram colocadas pelas crianças.

Muito obrigado pela sua colaboração!

terça-feira, 3 de julho de 2012



As nossas gémeas E. & S. sopraram 11 velinhas! Parabéns meninas!!!

Chegou o verão...


Dando asas à criatividade e recorrendo sobretudo a materiais reciclados, os educandos fizeram um painel em conjunto, alusivo à nova estação que agora se inicia - o verão.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Quando somos motivados sentimo-nos mais realizados!




Para motivar os educandos a serem responsáveis, a ajudar os outros, e a corrigir alguns comportamentos menos adequados, mais notórios nestas férias de verão, dado que os mesmos passam mais tempo no CATL-Lagoa, diariamente colegas e funcionárias elegem a criança mais bem comportada. Esta recebe uma estrela e no dia seguinte, ao almoço, finge ser dona de um restaurante e é resposnável por entregar o almoço aos colegas (tarefa que lhes tem agradado bastante). No final das férias, quem arrecadar um maior número de estrelas, terá direito a um prémio.