terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A nossa festinha


Foi no passado dia 20 de Dezembro, no Cine-teatro Lagoense, que celebramos o nosso Natal. Como foi a primeira festa de Natal, procurou-se que esta reflectisse alguns dos aspectos que temos vindo a trabalhar ao longo do corrente ano: a Educação Emocional, o educar para e pelos Afectos.
Desta forma, ainda que reconheçamos a importância de toda a vertente histórica e religiosa ligada ao Natal, optamos por apresentar actuações que fizessem cada um de nós reflectir nos valores e na forma como se vive o Natal nos dias de hoje.
Assim sendo, iniciou-se a festa com a leitura da história “Mariana, uma menina feliz” (escrita para o efeito), uma história que leva cada um de nós a repensar nos aspectos essenciais para proporcionar um ambiente saudável para a criança e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social. De seguida, procedeu-se à declamação do poema “O sonho” de Sebastião da Gama, um poema que faz nascer um sorriso no coração e que, se nos deixarmos encantar pelas palavras, dá-nos asas imaginárias.

Uma das alturas mais alegres da festa foi o momento musical Cantar aos Afectos”,em que as crianças cantaram músicas de Natal diferentes, músicas para pincelar o mundo de ternura.
Para que todos os presentes conhecessem o que realizamos ao longo de um ano e porque as “fotografias são pequenas nódoas de memórias”, mostrou-se um filme com algumas das actividades realizadas no ano de 2008.


A última actuação foi a apresentação da peça de teatro “A Caixinha de Flora… uma história sobre a importância do Natal”. Esta peça contou a história de duas meninas, Flora e Sofia e das suas famílias. Flora e Sofia moram na Rua Arco-Íris, frequentam a mesma escola e pertencem à mesma classe social. No entanto, enquanto a família de Flora aquece o Natal com valores como a solidariedade, união e afectividade, a família de Sofia deixou-se influenciar pelo consumismo desmedido, enchendo a sua casa de presentes, mas despindo-a de amor. No final, ficou a mensagem de que “o Natal da nossa infância é uma premissa do que será o Natal na nossa vida adulta e que, nesta época do ano, se transmitem muitos valores”.

Findas as actuações, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, entregou presentes didácticos às crianças e ao CATL. Foi uma alegria!

No fim chegou o Pai Natal. O nosso Pai Natal foi muito especial porque presenteou o Presidente da Câmara com um presépio em barro feito pelas crianças do 4º ano, e os pais com presentes feitos pelos filhos (anjinhos em gesso) e mais bombons para as crianças.
As crianças estão de parabéns pela sua prestação e agradecemos a todos os presentes por festejarem connosco.

1 comentário:

Ludoteca Jovem + disse...

Estão de Parabéns:)))
A festa parece ter sido um sonho de Natal...nas fotos vê-se o ambiente natalício.
Deve ter dado um trabalhão!
Continua Teresa vais Longe...
Um beijinho e um ano cheio de boas coisas para o CATL de Lagoa.