terça-feira, 27 de outubro de 2009

Do Pão por Deus às Bruxinhas


A Biblioteca Municipal de Lagoa está a promover a actividade "Do Pão por Deus às Bruxinhas". Esta actividade tem como objectivos primordiais dar a conhecer cada uma das tradições, reconhecer a sua importância, contextualizá-las e sensibilizar para a importância de darmos continuidade a uma tradição nossa: a do Pão por Deus. O CATL Lagoa, juntamente com o CEFAL, colaborou em mais uma iniciativa da Biblioteca Municipal de Lagoa, nomeadamente na decoração do espaço da Biblioteca.


A actividade iniciou-se com uma abordagem em relação ao papel de uma biblioteca numa comunidade e à importância do livro. Seguindo-se a explicação da exposição "Do Pão por Deus às Bruxinhas". Esta exposição, enriquecida com objectos, foi fulcral para percebermos as diferenças entre cada uma das tradições e para nos dar a conhecer algumas das lenga-lengas, regionais e nacionais, do Pão por Deus.



A exposição culminou com um jogo, a fim de apurar a aquisição de aprendizagens.



Após a exposição, seguiu-se um momento de histórias, que contou com a colaboração do CEFAL. As crianças ouviram histórias alusivas à temática do Halloween, sendo que em algumas as crianças tomaram um papel activo. Das hsitórias escutadas, salienta-se a "Desculpa... por acaso és uma bruxa?", que fez a delícia das nossas crianças.


No fim "pózinhos de perlimpimpim, esta história chegou ao fim..."

1 comentário:

Anónimo disse...

esta actividade foi muito gira queria agredecer as sr. do catl por tudo o que elas fazem e a cozinheira sr.cristina


mariana araujo