terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Natal com sabor a livros

Um Natal com sabor a livros! Esta foi a rúbrica de mais uma acção promovida pela Biblioteca Municipal de Lagoa durante o mês de Dezembro, com a colaboração do CATL, que as nossas crianças frequentaram.
Através dos livros, as nossas crianças conheceram as aventuras de um Pai Natal muito trapalhão, as vivências do Zeca, o personagem da história Carta ao Pai Natal, que integra o livro Desejos de Natal, da aclamada escritora portuguesa Luísa Ducla Soares, e finalmente, a brincar ouviram a história do Menino Jesus, contado com recurso a um presépio de feltro. Para finalizar, as crianças do CATL realizaram ainda um atelier de expressão plástica, em que pintaram um anjo em gesso, para presentear alguém neste Natal, e uma bola de Natal para a Biblioteca.
Esta foi uma excelente forma de ocupar os tempos livres das nossas crianças!

"Uma viagem pela imprensa Lagoense"


O CATL Lagoa foi à Junta de Freguesia do Rosário visitar a exposição "Uma viagem pela imprensa Lagoense". Trata-se de uma exposição itinerante do Instituto Cultural Padre João José Tavares, abordando uma retrospectiva da imprensa publicada na Lagoa entre 1887 a 1937.


As nossas crianças adoraram!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

"Natal com afectos"

No dia 19 de Dezembro, o CATL Lagoa juntou-se ao CATL CEFAL para celebrar o "Natal com Afectos". O espectáculo encheu o Cine teatro Lagoense com familiares e convidados e teve a duração de cerca de duas horas.
O espectáculo iniciou-se com uma reflexão sobre a influência do nosso comportamento, enquanto adultos e agentes educativos, no comportamento da criança, bem como os seus direitos.

De seguida ambos os CATL's apresentaram o coro "Cantar aos Afectos". Através das músicas, as crianças cantaram a gestos cor-de-rosa, que fazem cócegas no peito e risos no coração.


Seguindo a sua linha de trabalho, o CEFAL apresentou um momento de dança contemporânea, "A dança das árvores", procurando chamar a atenção para o nosso contributo para a criação do mundo que queremos: ecológico, solidário, limpo!


As actuações finalizaram com a apresentação da peça de teatro "O príncipe feliz", de Oscar Wilde, este clássico da literatura, que brindou os presentes com uma bela história que faz reflectir em emoções e sentimentos belos, como a generosidade, amizade, lealdade e partilha.


Após as actuações, o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, e a Presidente do Conselho de Administração da EML, Elisabete Tavares, entregaram presentes às crianças... e por último... chegou o filho do Pai Natal! Sim o filho, era um Pai Natal de palmo e meio, com as suas renas, que ofereceu um presente ao Presidente da CML e à Presidente da EML, bem como a todos os pais das crianças!


O nosso obrigada a todos os presentes, sobretudo aos pais, por terem participado nas actividades que desenvolvemos!

Um Feliz Natal para todos!!!




quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O presépio contador de histórias



Era uma vez um presépio. Era um presépio diferente, não era feito de barro, nem de materiais reciclados... as suas personagens eram livros, com inumeras histórias para contar e encantar. Baptizaram-no de "presépio contador de histórias" e era mágico. Sim, mesmo mágico! Sempre que alguém pegava numa personagem, escutava-se um perlimpimpim e pufff... a pessoa viajava pela história. Era uma alegria conhecer o principezinho ou a fada Oriana, era uma delicia ver como um gato ensinou uma gaivota a voar.


Este foi o presépio com que concorremos ao concurso promovido pela Câmara Municipal de Lagoa. É o nosso orgulho! cada personagem tem na lombada o titulo de um livro do Plano Nacional de Leitura e enquadra-se no nosso projecto educativo "Sentir, Expressar, Ser e Saber... com histórias e outras coisas mais".

Momentos de brincadeira

De acordo com pedagogos e especialistas na área das Ciências da Educação, é importante que a criança invente as suas brincadeiras. Assim, nós no CATL , para além de termos actividades estruturadas, procuramos igualmente reservar alguns momentos que possibilite o "brincar" de forma espontânea. Fica um registo de alguns destes momentos....


domingo, 6 de dezembro de 2009

Arte ao acaso

É importante que a criança, ao elaborar os seus trabalhos, possa exercitar a sua criatividade e explorar diversos materiais. A actividade "Arte ao acaso" foi justamente neste sentido. Colocaram-se nas mesas diversos materiais e cada criança elaborou o seu quadro de acordo com o seu sentido estético.