quarta-feira, 21 de julho de 2010

No dia 17 de Julho a Avenida Infante D. Henrique, na freguesia do Rosário, fez uma viagem ao passado sendo palco de um desfile etnográfico "A Vida Rural", organizado pela Câmara Municipal de Lagoa e pela Empresa Municipal de Lagoa.

O CATL Lagoa interpretou o tema "O chá" procurando retratar as diversas fases presentes no seu processo. Assim recriou-se desde o momento da apanha, à vertente social associada à mesma (danças, momentos de convívio na hora do almoço), a transformação das folhas em chá com as maquinaria outrora utilizadas, os senhorios das fábricas, finalizando no momento em que se saboreia o chá, tendo sido, para tal, construída uma sala de chá.

Para interpretar os senhorios das plantações de chá, e de forma a fazer uma alusão a três fábricas açorianas (Fábrica de Chá do Porto Formoso, da Gorreana e do Cabouco, esta última cessando funções na década de 1960), convidamos o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, o Presidente da Assembleia, o Vice-Presidente, e as suas respectivas esposas.

E porque as "fotografias são pequenas nódoas de memórias" (Al Berto) ficam aqui os registos fotográficos do nosso desfile.

A apanha do chá


As danças e cantigas - vertente lúdica associada à apanha


Os senhorios


Uma pausa para o almoço


A maquinaria

A toma do chá


A finalizar...

"Pode saborear-se, jamais exprimir-se a doce tranquilidade que se fica devendo a uma boa chávena de chá"




Para que o desfile fosse organizado e apresentado ao público da forma como o foi, tivemos a colaboração de diversas entidades e instituições. O nosso obrigada para:

- Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, e sua esposa, Maura Ponte;
- Presidente da Assembleia da Câmara Municipal de Lagoa, João Sousa, e sua esposa Fátima Sousa;
- Vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Fernando Jorge Moniz, e sua esposa Lúcia Moniz.
- Câmara Municipal de Lagoa;
- Fábrica de Chá da Gorreana;
- Fábrica de Chá do Porto Formoso;
- Museu Carlos Machado;
- Máquina do Tempo;
- Serviços Florestais;

Sem comentários: