sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Partilha de Anedotas, adivinhas, rimas e trava-línguas

Foi solicitado que cada criança fizesse uma recolha de pelo menos uma adivinha, uma anedota, uma rima e um trava-língua com o apoio dos seus familiares para depois apresentarem aos colegas.






Algumas recolhas das crianças:

O que é que é uma caixinha de bom parecer, não é carpinteiro que saiba fazer?
Resposta: A noz 
(A. Gomes & L. Ivens)

No hospital diz o médico:
- O senhor é dador de sangue?
Responde o doente:
- Não, eu sou o da dor de cabeça.
(M. Machado)

O que é que cai da torre e não quebra, mas se cai no mar desaparece?
Resposta: O papel
(M. Cordeiro)

Num ninho de mafagafos, cinco mafagafinhos há.
Quem os desmafagafizá-los, um bom desmafatizador será.
(C. Silva)

A professora diz aos alunos:
- Façam uma redação sobre os efeitos de uma tempestade de neve muito grande.
Os alunos começaram a escrever e, passado um minuto, um aluno entregou a sua redação à professora.
- Já?! Só escreveste isto, Maria?! - perguntou espantada a professora
- Sim!
A professora olhou para a redação que continha uma só frase:
«Por causa da tempestade hoje não há escola!»
(B. Moniz)

Quando eu morrer hei-de dar um grande berro
e destinar o meu enterro como eu quero:
Quatro raparigas que por mim tenham paixão
hão-de levar as asas do meu caixão.
Também há-de ir o sr. padre de S. Roque
à minha frente com uma tábua e um barrote.
Tmabém há-de ir o sr. padre do Livramento
à minha frente a tocar um instrumento.
Também hão-de ir as meninas da escola
à minha frente a tocar as castanholas.
(A. Mª Costa)

Sem comentários: