fonte:http://cm-lagoa.azoresdigital.pt/default.aspx?module=ArtigoDisplay&ID=390
Fomos à I Feira do Livro de Lagoa! Por entre um amontoado de livros, recheados de histórias por descobrir, lá algumas das nossas crianças conseguiram escolher aquele que mais lhes interessava, para levar para casa:)
Depois, chegou a altura de frequentar a actividade "Aqui há histórias - sessão de contos tradicionais", dinamizada pelo reconhecido contador Valter Peres.
O ambiente era mágico! O contador, sem recorrer ao livro, conseguiu levar cada um de nós a imaginar os cenários das histórias e a dar rostos às personagens. Para além das histórias, e porque, como disse o contador, "As adivinhas são primas das histórias", também nos colocou algumas adivinhas tradicionais, onde não faltou a típica "Qual é a coisa, qual é ela que mal chega a casa, põe-se logo à janela"; relembrou e ensinou a algumas crianças que os dedos também se podem chamar: dedo mindinho, seu sobrinho, pai de todos, fura bolos e mata piolhos.
Assim, as nossas crianças ficaram a conhecer algumas histórias e curiosidades que fazem parte da nossa herança e que se não forem contadas correm o risco de se perderem com o tempo. E sensibilizou os mais graúdos, para a importância de intervirem nesse sentido, incentivando actividades como o acto de contar histórias, não só em ambientes educativos formais, como também infomais.
Sem comentários:
Enviar um comentário