O nosso tema foi dividido em diversas partes, de forma a poder trabalhar as diversas áreas que caracterizam a cultura Amish.
O grupo da educação. Em que as crianças, independetemente da idade frequentam a mesma sala de aula, sentando-se os rapazes num local e as raparigas noutro, sendo os ensinamentos biblicos abordados no contexto escolar.
Tratando-se de um CATL fazia todo o sentido retratar as brincadeiras Amish. Brincadeiras muito similares às brincadeiras populares e tradicionais da nossa época, desde as cantigas, aos carrinhos de madeira (construídos pelos próprios ou familiares), ao pular à corda e às brincadeiras de roda.
O trabalho, essencialmente agrícola e de carpintaria também foi apresentado, sendo representado pelos nossos meninos, enquanto que as meninas fizeram alusão às lides domésticas que ocupa o dia-a-dia das mulheres.
O nosso desfile terminou em grande com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e da sua esposa, dando rosto à familia Amish juntamente com as crianças. O homens Amish a partir do momento que contrem matrimónio deixam a barba crescer, sendo este facto um elemento que permite distinguir os homens solteiros e os casados. Os amish são sobretudo conhecidos por não usarem automóveis, daí que esta característica tenha sido focada no desfile.
Os Amish fazem questão de preservar valores de fraternidade, amor e simplicidade e possuem um grande espirito de entre-ajuda vivido pela população, facto que nos fez apadrinhar este tema.
Após o nosso desfile estivemos a ver as restantes culturas e no final as nossas crianças irradiavam alegria no rosto, dizendo que tinha sido muito divertido! Um aspecto positivo a realçar é sem dúvida a presença de diversas instituições no desfile, permitindo apresentar ao público um desfile diversificado e bem caracterizado, permitindo abordar desde as culturas mais conhecidas, como também as minoritárias e menos conhecidas como é o caso da Amish.
O desfile fechou com uma faixa que apelou que é na diferença que reside a nossa riqueza, e de facto assim o é! Conhecendo as diferentes culturas, os seus costumes, crenças, trajes, percebemos a importância de sermos diferentes, da sabedoria que existe em cada uma delas e da importância de preservarmos e respeitarmos as heranças culturais.
O nosso obrigada a:
- Presidente da Câmara Municipal de Lagoa e sua esposa;
- Funcionário do Pólo de Informática Lago@.com Rui Borges
- Maria de Jesus Viveiros;
- António Henrique;
- Auto-Central
- Oficina Museu das Capelas;
- Quinta do Priolo.
Sem comentários:
Enviar um comentário