Entre muitos conhecimentos, de forma lúdica e com uma linguagem adaptada às crianças, a enfermeira Sofia Oliveira, informou que o novo virús da gripe é facilmente transmissível, conseguindo ficar nas superficies até cerca de 8 horas.
Como forma de prevenção desta doença, deu-se especial ênfase à importância de uma higiene diária bem cuidada e à necessidade de se modificar/ evitar determinados comportamentos. Por exemplo foi-lhes ensinado que, por uma questão de boa educação, antes de tossir ou espirrar devia-se tapar a boca ou o nariz com as mãos (ou lenço), hábito que agora tem de ser corrigido, pois se estivermos infectados, podemos contagiar as outras pessoas. Através de uma canção, as crianças aprenderam que "(...) sem abraço, sem beijinho, sem aperto de mão, não é desprezo, é apenas prevenção".
Já numa última parte da sessão, as crianças escutaram uma pequena história intitulada O Nuno escapa à gripe A, que serviu de resumo a tudo o que foi dito na sessão.
Tendo em conta as proporções desta nova estirpe da gripe e o número de pessoas que já foram infectadas, sessões desta natureza são sempre uma mais-valia para os mais novos, para além de que "aprendem a brincar".
1 comentário:
filmes de educação para a saúde em www.flaminia.pt
Enviar um comentário