Na passada semana, para além das actividades relaccionadas com a leitura (visita à Feira do Livro e História do Zeca Garro), foram promovidas actividades alusivas ao 25 de Abril. Primeiramente, procurou-se mostrar às crianças o modo de viver antes desta data, realçando-se pontos como o direito à instrução, liberdade de expressão, liberdade de escolha e o direito ao voto. Valorizou-se igualmente o facto de a revolução do nosso povo ter ficado conhecida como a Revolução dos Cravos, constrastando com revoluções vividas noutros países muito violentas.

Para não deixar "murchar" esta data nas memórias das nossas crianças, todas fizeram um cravo reaproveitando materiais. Para que compreendessem a forma como se processou o Golpe de Estado e se alcançou a democracia, digitalizou-se e adaptou-se a história "Romance do 25 de Abril" escrita por João Pedro Mésseder. No final as crianças deram as mãos e ouviram a "Grandola Vila Morena", ficando impressionadas por uma música ter tanta relevância numa revolução. 
Após a história as crianças, num desenho livre, tentaram imprimir no papel a forma como viam o 25 de Abril, seleccionando-se os melhores desenhos para elaborar o cartaz: 25 de Abril no coração.
Sem comentários:
Enviar um comentário