terça-feira, 29 de abril de 2008

25 Abril no coração

Na passada semana, para além das actividades relaccionadas com a leitura (visita à Feira do Livro e História do Zeca Garro), foram promovidas actividades alusivas ao 25 de Abril. Primeiramente, procurou-se mostrar às crianças o modo de viver antes desta data, realçando-se pontos como o direito à instrução, liberdade de expressão, liberdade de escolha e o direito ao voto. Valorizou-se igualmente o facto de a revolução do nosso povo ter ficado conhecida como a Revolução dos Cravos, constrastando com revoluções vividas noutros países muito violentas.
Para que compreendessem a forma como se processou o Golpe de Estado e se alcançou a democracia, digitalizou-se e adaptou-se a história "Romance do 25 de Abril" escrita por João Pedro Mésseder. No final as crianças deram as mãos e ouviram a "Grandola Vila Morena", ficando impressionadas por uma música ter tanta relevância numa revolução.
Após a história as crianças, num desenho livre, tentaram imprimir no papel a forma como viam o 25 de Abril, seleccionando-se os melhores desenhos para elaborar o cartaz: 25 de Abril no coração.

Para não deixar "murchar" esta data nas memórias das nossas crianças, todas fizeram um cravo reaproveitando materiais.

Sem comentários: