quinta-feira, 15 de maio de 2008

Energias renováveis


O consumo de energia é um dos factores que pode contribuir para o efeito estufa e alterações climáticas. Uma das alternativas para combater estas consequêncas negativas, e atendendo a que a procura de energia está a aumentar, é reduzir o consumo de energia e investir-se em energias renováveis.
Ora, sabendo que as energias renováveis são umas das principais soluções para responder às necessidades energéticas do futuro, dedicou-se no CATL alguns dias a explorar este tema.

De forma a promover uma sessão de sensibilização divertida e atractiva, recorreu-se à alegre e histórica personagem Tom Sawyer. As crianças deixaram-se cativar pelo modo de vida da personagem e aprenderam que, ao invés de se recorrer a fontes energéticas limitadas, poder-se-ia utilizar outras fontes que estão sempre disponíveis e são duradouras. O Tom Sawyer focou, então, a importância de se investir na energia solar, hidrica, eólica e geotérmica. No final da sessão, Tom Sawyer ensinou-nos algumas atitudes a ter no dia-a-dia para diminuir o consumo de energia. Porque poupar também é ser amigo do ambiente!
Posteriormente, foram realizados moinhos de vento, uma forma de fazer alusão à energia eólica.

Sem comentários: