quinta-feira, 4 de junho de 2009

E o dia da criança foi celebrado assim....

Durante os dias 29 e 30 de Maio, a Praça de Nossa Senhora do Rosário encheu-se de cor, alegria e brincadeira, para comemorar o Dia Mundial da Criança.
Tendo como objectivo máximo, proporcionar momentos de brincadeira às crianças, não foi descurada a função educativa que os jogos podem ter.
O inicio das actividades foi assinalado com uma largada de balões, ficando o céu enfeitado com as cores do arco-íris, seguindo-se diversos jogos na praça que focaram temas como o ambiente, a alimentação saudável, o trabalho em equipa e a expressão plástica. O momento alto da manhã do dia 29 surgiu quando o alegre palhaço Kaki, no meio de brincadeiras, realizou o espectáculo “A Abelha Mágica”, contando com a colaboração do público.
A tarde do primeiro dia foi animada com um espectáculo de fantoches, realizado pelo Serviço Educativo do Museu Carlos Machado, seguindo-se diversos jogos na Praça, dinamizados pelo nosso CATL, bem como pelo CEFAL, Ecoteca de Lagoa, Centro Social e Cultural do Cabouco e um atelier dinamizado pelas técnicas do Museu Carlos Machado. O serão foi passado no Cineteatro lagoense com poesia e teatro, a cargo das Cooperativa Cultural “Descalças.
Com o intuito de que as crianças pudessem também celebrar o seu dia com a família, as actividades prosseguiram no Sábado, com uma aula de aeróbica realizada pelo profissional de desporto Jorge Ferreira, promovendo-se assim a adopção de estilos de vida saudáveis. A tarde iniciou-se com o Espectáculo “Biblioteca Extravagante”; neste espectáculo as histórias foram contadas de forma diferente, sem livros, algumas sem palavras e com recurso a objectos. Após esta sessão de histórias, as crianças escolheram as actividades que mais lhes cativava e, por entre experiências com a Ciência Divertida, moldagem de Balões com o palhaço Kaki e pinturas faciais, a tarde foi passada.
Para além destas actividades, foi promovido um espaço de venda de artigos pedagógicos e peças artesanais, onde não faltaram os miminhos para as crianças mais vaidosas. Alguns dos artigos tinham como objectivo recuperar o brinquedo tradicional, dotando-o de uma estética mais apelativa, de forma a cativar as crianças para a sua utilização. A promoção da leitura não foi esquecida, com a presença de fantoches para ajudar educadores, pais e crianças na dinamização de histórias como “O Principezinho”, “O Gato das Botas” e “A Casinha de Chocolate”.
Esta I Feira Pedagógica, frequentada por centenas de crianças e adultos, foi de relevante importância, pois ao envolver diversas instituições e profissionais de áreas distintas, conseguiu-se abordar diversas áreas: desde a ambiental, à cultural, passando pela saúde e leitura, até à expressão plástica. Pretendeu-se, assim, comemorar o Dia da Criança de uma forma diferente, em que a máxima foi promover momentos de brincadeira, mas também momentos educativos, mostrando que a brincar também se pode aprender!

4 comentários:

Maria disse...

Fui e Adorámos!!! O meu filho não falou em outra coisa durante o fim de semana.

Uma óptima iniciativa! Conseguiram cativar adultos e crianças! Muito bom!

Espero ter o prazer de acompanhar o meu filho em mais actividades destas!

Parabéns!

Clube de Leitura disse...

As crianças do Clube de Leitura adoraram as diversas actividades lúdico-pedagógicas. Foi uma tarde muito animada e divertida para todos. Obrigada pelo convite e parabéns pela iniciativa.

Venham mais tardes como esta!!!!

Centro Social e Cultural do Cabouco disse...

As crianças do Clube de Leitura adoraram as inúmeras actividades lúdico-pedagógicas existentes na I Feira Pedagógica. Foi uma tarde muito animada e divertida.

Agradecemos o convite e parabéns pela excelente iniciativa!!!

Até uma próxima tarde de convívio...

Centro Social e Cultural do Cabouco disse...

As crianças do Clube de Leitura adoraram as inúmeras actividades lúdico-pedagógicas existentes na I Feira Pedagógica. Foi uma tarde muito animada e divertida.
Agradecemos o convite e parabéns pela iniciativa.

Até ao próximo convite!!!!