terça-feira, 1 de setembro de 2009

Um encontro entre gerações

Na passada 6ª feira, o CATL de Lagoa foi ao Lar de Santo António para uma tarde diferente. Fomos recebidos pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia da Lagoa e encaminhados para uma visita guiada de forma a conhecermos melhor o quotidiano dos utentes e os diferentes espaços do Lar.


Como os objectivos da visita era promover um encontro entre diferentes gerações, de forma a partilhar saberes e experiências, o resto da tarde foi passado na sala de convívio com os utentes e funcionárias. Após a partilha de adivinhas, desde as tradicionais às mais recentes, seguiram-se cantigas dos tempos de outrora, e assim que começou o "Pezinho da Vila" alguns idosos, crianças e funcionárias juntaram-se para a dança, que se prolongou por outras cantigas.
Esta foi sem dúvida uma experiência única para as nossas crianças, e de grande importância. Cada vez mais existe um distanciamento entre estas duas faixas etárias, devido sobretudo às características da sociedade actual, o que leva a que muitos saberes e tradições, conhecidos dos "avós" não cheguem às crianças dos dias de hoje. Por outro lado, os mais idosos também ficam a ganhar com a experiência, vivendo uma tarde diferente, recheada com a alegria característica da infância.

1 comentário:

Anónimo disse...

gostei muito de ir ao lar de idosos porque dançamos com os idosos cantavamos e fizemos mais coisas foi muito divertido.

carolina piedade