quarta-feira, 12 de março de 2008

A História dos Três Porquinhos

Faz parte do nosso Projecto Educativo "Sentir, Expressar, Ser e Saber... com histórias e outras coisas mais" trabalhar um conto tradicional por mês. O conto escolhido para o mês de Março foi o dos Três Porquinhos. Trata-se de uma história intemporal que muito alegra as nossas crianças. Para tornar a história mais atractiva, cada criança fez a sua máscara de porquinho, com lápis de côr, cartolina e papel crespo. Aproveitamos as máscaras de Carnaval para algumas crianças fazerem o papel de lobo. Para além de representarem os personagens da história, ao longo da leitura eram formuladas questões e mostrados alguns cartões. Sem a resposta das crianças não era possivel continuar a história.
A nossa história (texto e cartões)


No final da história, veio a reflexão sobre a mesma. Esta história vem ensinar-nos que é importante aplicarmo-nos no que fazemos, a preguiça não é a melhor solução. Tal como os porquinhos mais novos, alguns dos nossos meninos admitiram que às vezes não se dedicam aos trabalhos de casa, fazem-nos à pressa para poderem ir brincar. Outra lição a retirar é a atitude do porquinho mais velho, que recebe os irmãos em sua casa de "braços abertos".

Esta é pois, uma fábula simples, com uma mensagem igualmente simples, mas que cativa as crianças e que se for bem trabalhada pode ser muito educativa.
Após a leitura as máscaras foram colocadas no nosso placard.

1 comentário:

Anónimo disse...

Precisei! E, neste blog achei. Obrigada!