sexta-feira, 28 de março de 2008

Uma Páscoa amiga do ambiente

Durante as férias escolares, o tema a trabalhar foi "Uma Páscoa Amiga do Ambiente", desta forma, poderiamos trabalhar a Páscoa, bem como o ambiente, uma vez que a Páscoa coincidia com o Dia Mundial da Árvore. Assim, não só foram desenvolvidos no CATL diversos trabalhos realizados através de reaproveitamento de materiais, como também - através de uma parceira criada com a Ecoteca de Lagoa - foram promovidas actividades directamente relacionadas com o ambiente.


A primeira actividade desenvolvida destinou-se a sensibilizar as crianças para a importância do seu papel na preservação do meio ambiente. Para tal, a Directora da Ecoteca de Lagoa, Mafalda Moniz, recorreu à história da Floresta d'Agua, contada com recurso à projecção de imagens constantes no livro.


Numa segunda actividade, foi promovido no CATL um atelier de jardinagem onde as crianças plantaram num vaso, construído a partir de pacotes de leite, a sua própria planta (Malvas e Azáleas, estas últimas cedidas pelos Serviços Florestais de Ponta Delgada à Ecoteca de Lagoa). Posteriormente, cada criança levou para casa a sua planta, para dela tratar.



A última actividade, contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia do Rosário e consistiu na plantação de árvores, como a Liquidambar e Sicomoro, no Jardim da Nossa Senhora da Graça.


Com estas iniciativas, pretendemos que as nossas crianças sejam uma população activa na preservação do meio ambiente.


Sem comentários: