sexta-feira, 7 de março de 2008

Tema da semana: Linhas, agulhas e panos que ganham vida

Esta semana as crianças estão a aprender a realizar o seu próprio boneco. O brinquedo artesanal, e neste caso construído pela própria criança, assume nos dias de hoje uma grande importância pedagógica, muitas vezes descurada. Para além de trabalhar a dimensão cognitiva (criatividade, raciocínio, flexibilidade cognitiva) e fisica (habilidade manual) comporta uma considerável mais-valia afectiva. Visto que a criança ao criar, está a dar vida a um objecto, desenvolve uma ligação afectiva e de respeito pelo brinquedo que constrói.
De facto, cientes da importância de recuperar o gosto pelo brinquedo artesanal e popular, aquando da aquisição de material ludico-pedagógico para o CATL, optamos por não adquirir nenhum boneco/ boneca. O berço e a cadeirinha de bonecas estava lá, mas faltava o brinquedo principal: a boneca. Aparentemente, tal não fazia sentido, e as crianças, observadoras, questionaram-nos logo: falta a boneca. Informámos-lhes que a mesma seria criada por elas. Há muito que esta actividade estava planeada e finalmente chegou a semana em que nos debruçámos sobre ela.

O CATL encheu-se de panos, tecidos, lãs, linhas e esponjas... que a pouco e pouco foram ganhando forma e vida. Com uma ajuda "aqui e outra acolá", as crianças surpreenderam-nos pela sua criatividade e arriscámo-nos a dizer que esta foi a actividade preferida das crianças até ao momento. Chegavam da escola e questionavam-nos logo "quando vamos fazer os bonecos?". O que constatámos ao longo da semana, vem demonstrar algo que temos defendido: as crianças gostam de brincar, manipular objectos, inventar, necessitam é de ser estimuladas para tal. Muitas vezes, o tempo excessivo em frente à televisão, computador e/ou playstation, surge porque às crianças não é dada oportunidade de brincar de outra forma.
Ficam algumas fotos para dar um "cheirinho" do que tem sido feito ao longo da semana.



"Fazer também é brincar"

(Teixeira, M. & Barroco, C, 1987)

Sem comentários: