terça-feira, 11 de março de 2008

Hora de brincar

Porque os bonecos servem para brincar, reservou-se um momento para as crianças brincarem livremente no CATL com os seus novos bonecos.

Para além da importância que esta actividade tem ao nível do desenvolvimento da criança, é indubitavelmente importante reforçar o seu caracter ecológico. Pois estes bonecos, foram feitos através do reaproveitamento de tecidos, panos que ganharam uma nova utilidade.

Sublinhando o aspecto afectivo, relembrámos o que nos demonstra João Amado (2002). Este pedagogo vinca que de entre os ínúmeros brinquedos que trabalham o aspecto afectivo, e a boneca aquele que mais ensina as relações de afecto, pois a criança dá-lhe de comer, cuida dela, conversa com ela, imita a relação mãe-filho… Se acrescentarmos a essas mais-valias o facto de ter sido a própria criança a realizar o seu boneco, certamente que a afectividade estabelecida ganha uma maior dimensão.

As crianças gostaram tanto dos seus bonecos que até houve quem os levasse para a escola. As palavras delas permitem-nos perceber o quão importante esta actividade foi:
Eu agora durmo com o meu boneco (André);
Quando fazemos as nossas bonecas temos mais amor (Tamára);
Eu não gostei de fazer o meu próprio boneco... eu adorei (Gonçalo).

1 comentário:

Paula disse...

Deve ter sido muito bom para eles fazerem os seus próprios bonecos. Sem dúvida deve reforçar a afectividade que sentem por ele depois.
Parabéns por mais esta actividade com sucesso!