
Grande parte do tempo livre da criança (quando esta tem a possibilidade de escolher como ocupá-lo), é passado a brincar, a brincadeira é para a criança o que o ócio é para o adulto. A brincar "as crianças aprendem e ensaiam as actividades que vêem os adultos realiza; na brincadeira se espelham as suas conquistas e as suas carências, o seu desenvolvimento físico e intelectual" (Gispert, C., 1997), sendo a brincadeira um veículo para a expressão dos seus afectos e competências sociais.
Através do jogo a criança desenvolve a dimensão cognitiva, ao cimentar conhecimentos e adquirir destrezas, a dimensão afectiva, visto que a brincar a criança pode superar bloqueios psicológicos e dificuldades expressivas, e também a dimensão social, dado que a criança mediante o jogo vai conhecer os modelos sociais existentes e o mundo que a rodeia.
Reconhecendo a importância pedagógica do jogo no desenvolvimento da criança, o CATL Lagoa, adquiriu recentemente diversos jogos, permitindo que as crianças ocupem o seu tempo livre no centro, não só com actividades de expressão plástica, dramática, entre outras, como também a brincar e a jogar de forma espontânea.
A única exigência feita às crianças é que estimem os jogos e que, aquando a escolha de um jogo, exista uma criança responsável, para que, após a sua utilização, o mesmo esteja nas mesmas condições em que foi entregue.