sábado, 19 de janeiro de 2008

A Amizade!

Ainda que na semana de 14 a 18 Janeiro o tema fosse o conto da Gata Borralheira, trabalhando-se o mesmo sob diversos aspectos e de diversas formas, não descuramos a importância do dia dos amigos e das amigas. A partir do dia dos amigos, quase diariamente e de uma forma leve (visto termos consciência que as crianças estavam a trabalhar o mesmo tema na escola)abordava-se a importância dos amigos nas nossas vidas.
As crianças foram levadas a reflectir e responderam voluntariamente a determinadas questões:

- O que é para ti um amigo?

- Quais as características que um amigo possui? Por que escolhemos uma pessoa para nossa amiga, ao passo que excluímos outra?

- Qual a importância que os amigos têm nas nossas vidas?


As respostas foram espontâneas e honestas. Aqui estão algumas: "Um amigo é alguém em quem podemos confiar", "Um amigo brinca connosco", "Um amigo diz coisas bonitas sobre nós", "Um amigo dá mais alegria à nossa vida", "Um amigo serve para conversar"...


São meninos de palmo e meio, mas que sabem tão bem definir o que é a amizade!


Fez-se uma dinâmica de grupo com os mais velhos, que consistiu em enumerar qualidades do/a colega. Após essa dinâmica desafiou-se as crianças a fazer um elogio todos os dias a alguém. No dia seguinte, tinham que nos contar qual o elogio feito e a quem. No final, todos concordaram que quando diziam coisas boas sobre alguém sentiam-se felizes.

No dia das amigas, procedeu-se à troca de prendinhas. As prendinhas poderiam ser feitas pela própria criança ou então compradas até um valor pré-estabelecido. As crianças adoraram!

Sem comentários: