segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Instalações

Bem-vindos ao espaço virtual do Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) de Lagoa.



Conhecer o dia-a-dia das crianças deste Centro estará, a partir de agora, à distância de um click.

Este blog pretenderá espelhar todo o trabalho que ambicionámos desenvolver: apoio pedagógico, aproveitar o tempo livre de uma forma educativa, trabalhar afectos e emoções, a educação pela arte, e, essencialmente, poder proporcionar à criança momentos de pura brincadeira.

Não raras as vezes, os centros de ocupação de tempos livres das crianças não são mais do que um espaço que dá continuidade ao trabalho (importante!) desenvolvido nas escolas. Ora, não será esse somente o nosso intuito. Sabemos o quão importante é para o desenvolvimento pleno da criança o acto de brincar, afinal "brincar é o trabalho da criança". Atentos à necessidade (e direito!) da criança poder brincar de forma livre, incluiremos nas planificações das actividades, momentos em que a criança possa fazer e inventar as suas próprias brincadeiras.

A forma como o espaço foi organizado e decorado teve como objectivo sumo proprocionar à criança um espaço onde pudesse estudar, brincar, conviver, imaginar, expressar-se, enfim onde possa ser criança. Procurou-se "salpicar" diversos cantinhos com cores, imagens, palavras, alusicas aos afectos.

Aqui estão as nossas instalações:


Palco

Um espaço onde se pode brincar ao faz-de-conta, onde a criança pode "imaginar" que faz parte de uma história de encantar. A pintura de parede remete para a dimensão afectiva que se visa trabalhar.



Sala das refeições e do estudo

Um espaço amplo, cheio de luz, onde as mesas estão dispostas de forma a poder recriar um ambiente familiar (contrariando os ambientes de "refeitório", algumas vezes existentes em instituições educativas).

Sala das brincadeiras

Nesta sala foram recriados diversos cantinhos...

Cantinho do faz de conta
Esse cantinho faz, previsivelmente, a delícia das meninas...

Cantinho dos jogos de tabuleiro e da pista de carros...

dá para adivinhar que desta vez foram os meninos a alegrarem-se!



Cantinho dos desenhos e das pinturas


1 comentário:

Paula disse...

O espaço está lindo e tenho a certeza de que as crianças vão adorar estar aí! Tenho a certeza de que tu e a tua equipa vão fazer um trabalho maravilhoso.
beijinhos