sábado, 26 de janeiro de 2008

Visita cultural

Para a nossa primeira visita cultural optámos por conhecer e/ou aprofundar conhecimentos acerca do artesanato da Vila de Lagoa, nomeadamente a arte de fazer bonecos de barro. Quem tem este oficio é conhecido como "Bonecreiro".

Fomos então visitar a oficina do artesão Arsénio Moniz. Porém, antes decidimos fazer-lhe uma prendinha visto que ele iria oferecer-nos um pouco do seu tempo e do seu saber.

Acordámos que o ideal seria oferecer-lhe um livro artesanal, composto por desenhos relaccionados com os bonecos. O titulo escolhido foi:


Bonecos nascidos da nossa imaginação,

para um "fazedor" de bonecos


Os desenhos que as crianças fizeram e as palavras que dedicaram ao artesão, surpreenderam-nos, na verdade ultrapassaram as nossas expectativas. Eis alguns dos desenhos.

A visita cultural




Ao longo da visita o artesão procurou demonstrar que qualquer pessoa, desde que se esforce, pode desenvolver a arte de fazer bonecos. As crianças saíram de lá motivadas, e assim que chegaram ao CATL quiseram praticar a arte... mas com plasticina:).

Um dos nossos meninos fez uma pequena entrevista, de forma a conhecer-mos um pouco do percurso do artista.

1 comentário:

Unknown disse...

novo ano, novo CATL, novo blog - mt bem!!!sempre no teu melhor!!!essas crianças são umas privilegiadas!!!força e boa continuação para todos ai!!!