sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Desenhos que contam histórias...

A primeira actividade lúdico-pedagógica realizada no CATL foi na área da expressão escrita. Pretendia-se que as crianças dessem um significado (o seu significado) ao desenho pintado na parede, atribuindo vida e emoções às personagens pintadas e relacionando-as umas com as outras, através de uma história.
Dividimos as crianças em quatro grupos e lançámos o desafio. Os resultados? Surpreendentes!

Aqui estão as histórias nascidas da sua imaginação.
A Primavera

Era uma vez cinco meninos. Uma menina chamava-se Tamára, outra Vitória, a Rita, um menino chamado Henrique e outro Daniel.
Estes meninos ajudavam-se uns aos outros e até aos animais. Um dia a Tamára ajudou um pequeno pássaro que estava muito ferido na pata. Como ele estava muito ferido ela e os amigos levaram-no para o veterinário. Depois decidiram ir para o parque brincar, porque o pássaro ia lá ficar cinco dias, mas estavam muito tristes. Nesta altura o tempo estava mau e a Tamára disse:
- Não fiquem tristes vão ver que ele fica bom mais cedo do que pensam.
Eles ficaram mais animados e apareceu um lindo arco-íris de todas as cores.
Com a ajuda de uma fada da Primavera apareceram flores, frutos, o verde da relva e os animais. Nesse dia o pássaro voltou a casa e assim a Primavera ficou mais completa. Os meninos ficaram muito, muito felizes.

Rita, Vitória, Daniel C., Henrique C., Tamára.



A Amizade

A Joana estava a brincar num baloiço e de repente viu muitos meninos a brincar e também viu animais.
Ela sonhou. Sonhou que o Luís estava a escorregar pelo arco-íris, e que o João e a Carolina estavam a tentar ir apanhar uma flor. No seu sonho a Teresa estava muito divertida a saltar à corda e o Luís também estava muito contente a jogar à bola. A Raquel encontrou um passarinho que estava magoado e então levou-o para casa, para procurar a mãe do passarinho. O Miguel estava feliz a brincar com o seu papagaio no céu.
Apareceu uma menina que tinha asas e voava. Estava a regar o mundo todo e os meninos sentiram os pingos que caíam do regador. Tinha também na história duas borboletas que eram gémeas, uma era a Sílvia e a outra era a Carolina. Elas eram muito bonitas. Mas havia no sonho duas abelhas que eram muito más, porque queriam o mel das suas flores e os meninos apanhavam-nas para elas ficarem sem mel.
E assim foi a nossa imaginação.

Carolina P., Daniel, Joana, Ivo, Sérgio, Bernardo.





Aventura no Jardim

Era uma vez um jardim. Nesse jardim havia flores, caracóis, cogumelos, borboletas, um baloiço e outras coisas de muitas cores.
Mas um dia a Ana Rita encontrou um pássaro e quis levá-lo para casa, para tratar dele. Ela deu-lhe comida, água, pôs-lhe numa gaiola até ele crescer, para depois ele voar à sua vontade.
Nesse jardim, havia também um menino chamado Afonso. Ele era um menino bom porque sorri e não briga com ninguém. O Afonso gosta muito de brincar ao ar livre com o seu papagaio. O Afonso tinha um amigo, o Pedro. Estavam os dois na mesma sala. O Pedro gostava muito de jogar à bola, quando jogava com outros meninos era o guarda-redes.
Havia também uma menina pretinha, chamada Maura que tinha 6 anos. Ela gostava de pular à corda.
Nesse jardim havia uma nuvem mágica, porque tinha um baloiço. A Andreia, que costumava andar no baloiço, também era mágica porque tinha cabelos de várias cores.
Sempre que chovia no jardim, aparecia um escorrega especial feito de várias cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, lilás e rosa. O Ruben adorava ir para esse escorrega. Os outros meninos ficavam admirados porque não sabiam como ele ia para lá. Mas o Ruben sabia umas palavras mágicas: trim, trim, arco-íris faz-te num baloiço.
No céu, vivia uma menina que era um anjo. Quando via os seus amigos regava-os para eles viverem com muita alegria.

Henrique J., Júlia, Mariana, Maria Alice, Diogo, Vitória, Catarina.

Sem comentários: