quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Semana do brinquedo

Esta semana o tema escolhido para ser trabalhado foi "O Brinquedo". É ou não um tema apelativo?As crianças acharam que sim.
Quando se informou o tema no qual nos iriamos debruçar, pediu-se às crianças que enumerassem alguns brinquedos. "Bola", "playsation", "carro", "boneca"...

Depois questionamo-las se as crianças mais pobres e oriundas de paises como Angola, Moçambique, possuíam brinquedos. "Nãooooooooo", foi a resposta obtida.
Pois bem, existia a ideia de que o brinquedo só podia ser adquirido num estabelecimento comercial. Procurou-se dar a conhecer que toda a criança brinca! Independentemente do local onde vive ou da sua situação socio-económica; mesmo as mais pobres podem construir o seu brinquedo, basta darem "asas" à sua imaginação.

Para além de se querer dar a conhecer a possibilidade de a criança construir o seu brinquedo, procurou-se mostrar alguns dos brinquedos dos tempos de outrora, através de uma projecção de imagens dos mesmos.
Esta exposição foi de facto muito engraçada e deixou o bichinho nas crianças de aprenderem a fazer alguns dos brinquedos visualizados, como a fisga, o tambor, as saquinhas, ou voltar a usar o peão ou o carrinho de rolamentos.

Trabalhando o reaproveitamento de materiais, as crianças construiram os seus binóculos de brincar.O jogo do "Bico do Galo", é um exemplo perfeito de como uma simples folha de papel pode servir de entretenimento durante várias horas. E amanhã... há mais:)

Sem comentários: