quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Semana da Gata Borralheira

Todos os meses iremos trabalhar durante uma semana um conto. Tal intenção, prende-se com as mais-valias que os contos nos oferecem a nivel da transmissão de valores. Porém, para que a criança assimile os valores que as diferentes histórias encerram, cabe ao adulto ensiná-la a reflectir nos conteúdos, a captar as emoções vividas pelos diferentes personagens, a questionar a moral da história.
Quando dissemos às crianças que nesta semana iriamos ler a história da Gata Borralheira, os comentários (que já esperávamos) não tardaram a surgir: "senhora, eu conheço essa história", "essa é de meninas", etc.
"Mas alguma vez pensaram no que essa história nos ensina?" Deixamos a questão em aberto e procedemos à leitura da história.

Após a sessão do conto, passou-se à reflexão. A mesma incidiu, essencialmente, em torno de alguns dos seguintes tópicos:
- Por que razão as irmãs tratavam tão mal a Gata Borralheira? - aqui trabalhou-se sentimentos como a inveja e a competição não saudável.
- O principe continou a querer casar com a Cinderela, mesmo vestida de Gata Borralheira - realçou-se que não são só os bens materiais que interessam, mas também (e sobretudo) o carácter.

Urge, nos dias de hoje, a necessidade de ensinar as crianças a pensar! Recorrer aos contos é uma excelente forma de trabalhar esta necessidade.
Após esta actividade, seguiu-se uma atelier de bijuteria, com base no conto. Todos deviam fazer o colar para a Cinderela levar ao baile. Com palhinhas, contas de madeira, fitas e lã, conseguiram fazer colares muito bonitos.

Sem comentários: